Neymar faz novo exame e segue sem treinar na seleção brasileira

Atacante trata lesão na panturrilha e está há quase um mês sem jogar

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que o atacante Neymar foi submetido, nesta segunda-feira (15), a outro exame de controle. O procedimento faz parte do processo de recuperação do camisa 10, que trata uma lesão grau dois na panturrilha direita que o impossibilita de ir a campo – mesmo para treinar – desde a convocação para a Copa do Mundo, nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

O atleta de 34 anos ficou novamente fora de um trabalho de campo da seleção brasileira no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, em Morristown. A presença do atacante no jogo de sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Haiti, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C, é incerta e cada vez mais improvável, apesar da expectativa, reconhecida pelo técnico Carlo Ancelotti na última semana, de poder contar com o jogador.

Desde que se apresentou à seleção brasileira, no último dia 27 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), Neymar realizou apenas sessões de fisioterapia e atividades de fortalecimento e preparação física. Quando questionados sobre o estágio da recuperação do atacante, CBF e Ancelotti têm dito apenas que ele está “evoluindo bem”.

Ainda em Teresópolis, Neymar realizou um exame de ressonância magnética que confirmou a gravidade da lesão na panturrilha. No último dia 17, ou seja, dez dias antes de ele se apresentar na Granja Comary, o Santos informou que o atacante tinha somente um edema, por conta de uma “leve pancada” sofrida na derrota por 3 a 0 para o Coritiba, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

Posteriormente, o clube paulista comunicou que Neymar estaria “apto a voltar às atividades” até 31 de maio. O médico da CBF, Rodrigo Lasmar, porém, informou que o camisa 10 ainda precisaria de um tempo de recuperação entre duas e três semanas. O prazo termina nesta quarta-feira (17).

O Brasil estreou na Copa do Mundo com um empate por 1 a 1 com Marrocos no sábado (13), em Nova Jersey. As duas seleções somam um ponto. Na ocasião, Neymar ficou no banco de reservas e apoiou os companheiros durante a partida.

A liderança do Grupo C é da Escócia, que, no mesmo dia, venceu o Haiti por 1 a 0 em Boston. Os europeus têm três pontos, enquanto os caribenhos permanecem zerados.

Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasil | Foto: Canva

Endrick doa chuteira autografada à prefeitura de Valparaíso de Goiás

Modelo “Irmão”, inspirado na cidade, foi entregue em 2025 e será exposto em espaços públicos

O atacante Endrick, convocado para representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, realizou uma homenagem à cidade onde cresceu, Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Embora tenha nascido em Taguatinga, no Distrito Federal, o jogador mantém forte ligação com o município goiano, onde passou a infância e juventude. Em 2025, Endrick presenteou a prefeitura de Valparaíso com um par autografado da chuteira “Irmão”, modelo lançado em dezembro de 2024 e inspirado na identidade da cidade.

A chuteira traz elementos que remetem ao hino oficial de Valparaíso de Goiás, além de cadarços com ponteiras douradas gravadas com as palavras “Progresso” e “Paz”, valores associados à população local. O design também reflete a bandeira e a paisagem do município, reforçando o vínculo do atleta com sua comunidade de origem.

De acordo com o prefeito Marcus Vinicius (MDB), cada lado da chuteira foi colocado em molduras de acrílico. Uma parte ficará exposta na sede da prefeitura e a outra na Secretaria de Comunidade, permitindo que os moradores tenham acesso ao presente. O prefeito destacou que o gesto simboliza a trajetória de Endrick, que saiu de uma área vulnerável da cidade e alcançou a oportunidade de representar o Brasil em uma Copa do Mundo.

Marcus Vinicius afirmou que a homenagem trouxe orgulho para o município e ressaltou que a população está mobilizada para acompanhar a participação do jogador no torneio. “Vamos torcer muito para que ele possa dar orgulho ao povo brasileiro e ao povo de Valparaíso de Goiás”, disse.

Alô Valparaíso/* Com as informações do Metrópoles | Foto: Divulgação/Prefeitura de Valparaíso de Goiás

Ancelotti garante que empate na estreia da Copa não abala confiança

Técnico do Brasil crê que resultado não foi ruim e confia em melhora

O técnico Carlo Ancelotti foi sucinto na entrevista coletiva que concedeu no MetLife Stadium, em Nova Jersey, após o empate da seleção brasileira com Marrocos, por 1 a 1, na estreia da Copa do Mundo. Apesar da cara fechada e de respostas mais curtas que o usual, o italiano garantiu que a confiança do elenco segue inabalada.

“O primeiro tempo foi difícil. A equipe estava ansiosa, com muitas bolas perdidas. Fizemos um segundo tempo muito melhor. O resultado não é mau. A Copa não se ganha no primeiro jogo”, comentou o treinador.

“A confiança é total. No futebol, nem tudo sai perfeitamente. A estreia, por muitas razões, pode não sair como se quer. O objetivo é classificarmos, passarmos da fase de grupos e melhorarmos com o tempo”, acrescentou.

Durante a entrevista, Ancelotti foi questionado sobre as escolhas de Ibañez (que é zagueiro de ofício) para a lateral direita e Igor Thiago para o comando do ataque no time titular. Ele também teve de responder sobre a opção por manter o atacante Endrick no banco. O treinador optou por não entrar em detalhes.

“Não estou aqui para falar individualmente de jogadores. Falei que a escalação inicial não é a que termina o jogo. E quem entrou fez um bom jogo”, avaliou o italiano.

O próximo compromisso do Brasil será na sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Haiti, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C, que tem jogos nos Estados Unidos e ainda conta com a Escócia. Segundo Ancelotti, há possibilidade de a formação titular ser diferente da que encarou Marrocos.

“[A escalação] Pode mudar, dependendo das características do rival”, resumiu.

O técnico aguarda, ao longo da semana, a presença de Neymar aos treinos. O atacante se recupera de uma lesão na panturrilha direita e ainda não foi a campo desde a convocação para a Copa.

Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Fase estadual dos Jogos Estudantis 2026 reúne 1.800 estudantes-atletas e técnicos até domingo

Complexo soja liderou as exportações e impulsionou a balança comercial de Goiás, que registrou superávit de US$ 803 milhões em maio de 2026

A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc-GO) fez, nesta quinta-feira (11/06), a cerimônia de abertura da fase estadual dos Jogos Estudantis 2026. O evento, no Colégio Estadual em Período Integral (Cepi) Bilíngue Lyceu de Goiânia, marcou o início das competições das modalidades individuais.

Até este domingo (14/06), a capital do estado reúne 1.800 participantes, entre estudantes-atletas e técnicos, integrando representantes da rede pública de ensino e de instituições privadas.

Jogos Estudantis

O início das atividades foi celebrado como um marco de integração e incentivo à prática esportiva aliada ao desempenho escolar. Toda a estrutura do evento foi planejada para garantir o suporte necessário aos jovens competidores, que garantiram suas vagas após as etapas classificatórias regionais e agora buscam o pódio estadual.

A secretária da Educação de Goiás, Helena Bezerra, enalteceu o esforço e compromisso dos atletas, que lutaram para conquistarem uma vaga na fase estadual.

“Vocês são motivo de muito orgulho para todo o estado, sei que irão brilhar e representar nosso Goiás com todo o esforço e garra que sei que têm”, afirmou.

Conectados pelo Esporte

Nesta edição, os jogos trazem como tema central a união de diferentes esferas que compõem o ecossistema educacional e familiar dos estudantes. O foco está no desenvolvimento global dos participantes, utilizando as práticas desportivas como ferramentas de cidadania.

A superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc/GO, Elaine Machado Silveira, ressaltou a importância da iniciativa para o futuro dos jovens.

“Nós estamos vindo este ano com o tema ‘Conectados pelo Esporte’. Estamos conectando as escolas, os pais, toda a comunidade, tudo em prol da formação integral do aluno. O desporto escolar é muito importante. O Governo de Goiás faz todo esse investimento e vemos os reflexos desse esforço na sala de aula, na melhora pedagógica que acompanha todo esse esforço”, declarou a superintendente.

Acolhimento e Integração Regional

Para a coordenadora regional de Educação de Goiânia, Walkyria Maria de Menezes, sediar esta etapa exige compromisso técnico e dedicação.

“É um prazer estar recebendo todas as regionais, é uma responsabilidade gigante, mas vamos fazer todo o possível para que cada jogo seja especial e cada atleta, independente do município, se sinta em casa. O esporte faz parte e faz diferença nas nossas vidas e eu acredito que a Seduc/GO apoia, orienta e sustenta esse projeto e esses jovens durante todo o ano”, afirmou Walkyria.

A coordenadora também reforçou o papel dos jogos estudantis como força motriz para a juventude, destacando que o campeonato funciona como uma vitrine e uma oportunidade real para que muitos jovens conquistem prestígio, abrindo portas para que representem Goiás em competições nacionais e internacionais.

Começa fase estadual dos Jogos Estudantis 2026
Fase estadual dos Jogos Estudantis reúne 1.800 estudantes-atletas e técnicos até domingo (Foto: Seduc)

Alô Valparaíso/* Com as informações da Secretaria da Educação – GO | Foto: Seduc-GO