Inverno começa neste domingo (21) no Brasil; veja previsão

Estação deve ter período menos chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e em partes do Norte e Nordeste

O inverno começou oficialmente no Hemisfério Sul neste domingo (21), às 5h24, e termina em 22 de setembro, quando a primavera tem início.

Apesar da expectativa pelo frio e por dias mais curtos, o período deve sofrer impactos do El Niño, confirmado no começo do mês pela Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, em inglês) e que deve elevar temperaturas no Brasil. O fenômeno deve seguir até o fim do inverno no Hemisfério Norte, em fevereiro de 2027.

Termômetros variam drasticamente entre as regiões do país no primeiro dia da nova estação, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor predomina no Centro-Oeste, com possibilidade de temperaturas próximas de 37ºC, e no Norte e Nordeste, ondem máximas podem chegar a 34ºC. Já no Sul, mínimas ficam entre 2ºC e 4ºC no Rio Grande do Sul, com possibilidade de geadas.

Veja previsão tempo para o primeiro dia do inverno:

Centro-Oeste

As mínimas podem atingir 8ºC no sul de Mato Grosso do Sul e 14ºC no Distrito Federal. Já as máximas mais elevadas, de até 37ºC, são previstas no nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás.

Para hoje, a previsão é de pancadas isoladas de chuva no noroeste de MT e possibilidade de chuva no resto do estado. No sul de Goiás e na maior parte de MS, espera-se chuva fraca e passageira. O tempo deve permanecer estável no sul do MS e nas áreas central e norte de GO.

Nordeste

As mínimas devem ocorrer no sul da Bahia, próximas de 14ºC, e em Pernambuco, variando de 18ºC a 20ºC. Já as máximas são esperadas para a faixa entre Ceará, Maranhão e Piauí, podendo marcar 36ºC. No interior de Ceará, Rio Grande do Norte, PI, oeste da Paraíba, norte baiano e oeste pernambucano, ficam entre 32º e 34ºC.

Pancadas de chuva devem se limitar ao norte do Maranhão e do Piauí e ao noroeste do Ceará. Chuva fraca e passageira deve chegar no centro do MA e do PI, no CE, RN, PB, interior de PE, Alagoas, Sergipe e noroeste da BA. Para litorais de AL, PE, SE e extremo norte baiano, a condição aguardada é de chuva isolada. Tempo deve permanecer estável nos demais locais.

Norte

Mínimas devem registrar valores próximos de 24ºC na parte maior parte da região. Os mais baixos (18ºC) podem ocorrer no leste do Tocantins e em áreas do sul de Rondônia e na divisa entre Pará e Amapá, com termômetros marcando 21ºC.

Já as temperaturas máximas têm previsão de atingir 37ºC entre sudeste do Pará e oeste do TO. A variação é de 30ºC e 34ºC em RO, Acre, sul e leste do Amazonas, leste de Roraima, norte paraense e oeste do AP. Nos demais locais, permanecem entre 28ºC e 32ºC.

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas devem se concentrar em Roraima, Amapá e norte do Pará, com exceção do Tocantins, que tem tempo estável. Espera-se que as demais áreas da região tenham condições favoráveis a pancadas de chuva.

Sudeste

As mínimas têm previsão de variar entre 7ºC e 11ºC em São Paulo e de 16ºC a 19ºC no Espírito Santo, litoral do Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro. Nas demais áreas do Sudeste, temperaturas ao amanhecer oscilaram entre 12ºC e 15ºC.

De tarde, máximas podem chegar a 30ºC no norte mineiro e centro-norte do ES. Termômetros devem registrar tempo ameno em SP, no centro-sul do RJ e no sudeste de MG, com máximas entre 20ºC e 24ºC. Nas demais localidades, espera-se que temperaturas registrem de 25ºC a 27ºC.

Sul

Temperaturas baixas devem se manter na região, sobretudo de manhã. No Rio Grande do Sul, há condições favoráveis para geadas isoladas no sul do estado, com mínimas ficando entre 2ºC e 4ºC. A tarde deve trazer mais registros mais amenos, com máximas de 18ºC a 20ºC no Paraná e em Santa Catarina. A influência do ar frio impacta o RS com mais intensidade, deixando máximas entre 15ºC e 17ºC.

A aproximação de uma frente fria deve aumentar gradualmente a nebulosidade na região, com céu de poucas nuvens a encoberto e sem previsão de precipitações significativas.

Previsão para julho, agosto e setembro

O Inmet e o Instituto Nacional de Pesquisa Especiais (Inpe) também divulgaram uma nota técnica intitulada “Prognóstico Climático de Inverno”, com projeções para os meses de julho, agosto e setembro.

“Climatologicamente, a estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto os maiores volumes de precipitação se concentram sobre o noroeste da região Norte, leste da região Nordeste e parte da região Sul do Brasil”, diz o documento.

Segundo os órgãos, a diminuição das chuvas em grande parte do Brasil “está associada à persistência de massas de ar seco, que reduzem a umidade relativa do ar e dificultam a ocorrência de precipitação”.

Essas condições, alertam Inmet e Inpe, “favorecem a ocorrência e a propagação de queimadas e incêndios florestais, além de contribuírem para o agravamento de doenças respiratórias e outros impactos à saúde da população”.

A incidência menor de radiação solar favorece incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente, provocando queda na temperatura do ar. Por isso, a expectativa é por médias inferiores a 22ºC na parte leste do Sul e do Sudeste.

“Essa diminuição de temperatura pode ocasionar: i) formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul; ii) queda de neve nas áreas serranas e planaltos da segião Sul e, iii) episódios de friagem, caracterizados pela entrada de massas de ar frio que podem atingir os estados do Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas“, destaca a nota técnica.

Por causa das inversões térmicas no período da manhã, Centro-Oeste, Sudeste e Sul devem registrar nevoeiros e névoa úmida. Os órgãos observam que haverá “redução de visibilidade, especialmente em estradas e aeroportos”.

Alô Valparaíso/* Com as informações do SBT News | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Projeto Enxergando o Futuro beneficia 342 estudantes em Valparaíso de Goiás

Iniciativa da Prefeitura garante entrega gratuita de óculos de grau para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás realizou mais uma etapa do projeto Enxergando o Futuro, contemplando 342 estudantes das escolas E.M. Leonino de Jesus Soares, E.M. Maria Marluce e E.M. Nelson Mandela com a entrega gratuita de óculos de grau. A iniciativa tem se consolidado como uma importante ferramenta de promoção da saúde visual e fortalecimento do aprendizado na rede municipal de ensino.

O projeto atende crianças que, após avaliação oftalmológica, apresentam necessidade de correção visual. Além de garantir acesso aos exames e aos óculos, a ação contribui diretamente para o desenvolvimento escolar, a autoestima e a qualidade de vida dos estudantes.

A secretária municipal de Saúde e primeira-dama, Luciana Mendes, destacou o impacto social da iniciativa e a importância de cuidar da saúde visual das crianças desde os primeiros anos de formação.

“Enxergando o Futuro é o meu projeto mais queridinho. Eu falo que é um projeto que nasceu do coração de Deus mesmo, trazer dignidade visual para as nossas crianças da rede municipal de educação. É muito bom a gente conseguir fazer com que as nossas crianças possam enxergar, aprender, se desenvolver, ter autoestima e tudo isso através de uma atitude simples, um óculos”, afirmou.

Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 3 mil alunos da rede municipal e continua avançando para alcançar todas as unidades escolares do município. Outro diferencial da iniciativa é a qualidade dos óculos entregues, que são confeccionados de acordo com a prescrição médica e contam com armações escolhidas pelos próprios estudantes, proporcionando conforto, identificação e bem-estar.

Mais do que uma ação voltada à saúde, o Enxergando o Futuro representa um investimento no potencial de cada criança. Ao garantir que os estudantes enxerguem com clareza, o município cria melhores condições para o aprendizado, a participação em sala de aula e o desenvolvimento integral dos alunos.

Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom PMVG | Foto: Secom PMVG

Com déficit de 1.689 peritos, não há previsão de nomeação de novos servidores para INSS

Nas últimas duas décadas, número de peritos na ativa caiu 32%

Com um déficit de 1.689 peritos médicos, o Ministério da Previdência Social ainda não tem previsão de nomear novos servidores. Segundo levantamento feito com base na Lei de Acesso à Informação, nos últimos 20 anos, o número de peritos caiu 32%, deixando a marca de 5.245 profissionais, em 2007, para 3.556 este ano.

Depois de 15 anos sem fazer concurso para suprimento das vagas, ano passado a pasta fez certame para reforçar o quadro de peritos médicos federais e contratou 500 novos médicos. No entanto, a Comissão de Aprovados pressiona por mais nomeações. Quando a pasta solicitou o concurso, o pedido era para preencher 1.574 vagas, mas acabou fazendo o certame para apenas 768 e chamando um número ainda menor, de 500.

A Comissão de aprovados disse que “além da garantia de direitos, a perícia médica exerce papel central na proteção do erário, ao impedir concessões indevidas, identificar irregularidades e atuar diretamente no combate a fraudes previdenciárias. A avaliação técnica adequada reduz pagamentos indevidos, evita perpetuação de benefícios sem respaldo clínico e contribui para a sustentabilidade financeira do Regime Geral de Previdência Social”.

Os aprovados no concurso defendem que a falta de peritos compromete de um lado os direitos a segurados incapacitados e do outro amplia o prejuízo aos cofres públicos, “ao favorecer concessões automáticas sem avaliação técnico-pericial, decisões judiciais proferidas na ausência de análise administrativa prévia, bem como a perda de capacidade institucional de detectar, coibir e revisar fraudes e irregularidades, com impacto financeiro continuado sobre os cofres públicos”.

Em documento ao qual a reportagem teve acesso, é apontado que o tempo de espera para agendamento da perícia médica chega a 97 dias na Bahia, 93 dias no Piauí e 92 no Ceará. O menor tempo médio de espera registrado em janeiro deste ano foi em Minas Gerais, quando a população aguardava 52 dias para agendar a perícia.

O tempo para conceder, de fato, o benefício, é ainda maior, e em maio de 2025 chegou a quase 200 dias.

A estratégia do governo

A fila do INSS é um tema sensível para o governo federal que quer reduzir o tempo de espera de análise de benefícios para 30 dias. A estratégia usada para atingir isso, mesmo sem os servidores, é a análise de documentos e atendimentos virtuais. O AtestMed, como é chamado, e perícia conectada, no entanto, são criticados pela Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais e o Conselho Federal de Medicina.

A avaliação das entidades que é os modelos “comprometem a integralidade do ato médico-pericial, na medida em que viabilizam a realização de perícias sem avaliação clínica presencial do segurado, contrariando frontalmente os critérios técnicos estabelecidos pelo CFM e os fundamentos éticos que regem o exercício da Medicina no Brasil”.

O que diz a pasta?

Em nota, o Ministério reconheceu que foram quase 15 anos sem realizar um novo concurso e destacou a nomeação dos 500 novos médicos no começo do ano.

“O Ministério da Previdência Social, por meio da Perícia Médica Federal, tem implementado um conjunto robusto de ações, abrangendo tecnologia, contratação de pessoal e novas políticas legislativas, com o objetivo de agilizar os atendimentos e diminuir o tempo de espera dos segurados por um benefício”, afirmou.

A pasta cita o Novo AtestMed com análise documental realizada de forma remota, “minimizando, assim, a necessidade de comparecimento físico do segurado a uma Agência do INSS. A ferramenta contribui efetivamente na diminuição do estoque e do tempo médio de espera por uma perícia. Registra-se que, atualmente, o tempo médio aguardado para análise do Atestmed é de apenas 7 dias”.

Em relação a perícia conectada, a pasta diz que a estratégia “tem sido fundamental para ampliar o acesso e reduzir a espera”. “Em 2025, cerca de 250.000 mil segurados foram atendidos por meio da Perícia Conectada. Atualmente, cerca de 500 unidades da Previdência já realizam atendimentos por telemedicina”, disse.

O ministério, contudo, reforçou que também atua com mutirões, tendo realizado ano passado 178.094 atendimentos nessas ações. A pasta, contudo, não respondeu às críticas feitas pelo CFM e nem anunciou uma previsão para novas nomeações.

Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasil | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Valparaíso de Goiás ganha Restaurante do Bem durante aniversário da cidade

Unidade oferecerá mil refeições diárias ao valor de R$ 2

A manhã do dia 15 de junho foi marcada por uma grande celebração em Valparaíso de Goiás. Além das comemorações pelo aniversário da cidade, a população ganhou mais um importante benefício social: a inauguração do Restaurante do Bem, um equipamento público voltado à promoção da segurança alimentar e da dignidade para as famílias da região.

Ao lado do governador Daniel Vilela e da primeira-dama Iara Netto Vilela, autoridades participaram da entrega da unidade, que passa a oferecer mil refeições por dia ao valor simbólico de R$2.

Para marcar a inauguração, as refeições foram servidas gratuitamente à população durante o primeiro dia de funcionamento, proporcionando um momento especial de acolhimento e celebração para os moradores.

O Restaurante do Bem funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 10h da manhã, garantindo alimentação de qualidade, nutritiva e acessível para quem mais precisa. A iniciativa integra as políticas sociais do Governo de Goiás e amplia o acesso da população a refeições balanceadas com preço reduzido.

A inauguração representou mais um importante avanço para Valparaíso, unindo o aniversário da cidade à entrega de um benefício que impactará diretamente a vida de milhares de pessoas, promovendo inclusão social, segurança alimentar e mais qualidade de vida para a comunidade.

Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom PMVG | Foto: Secom PMVG