59% apoiam classificar PCC e CV como terroristas

Levantamento do Datafolha também revela rejeição à atuação americana em território nacional sem autorização do Brasil

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (23) aponta que 59% dos brasileiros concordam total ou parcialmente com a decisão dos Estados Unidos de classificar o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. Por outro lado, 22% discordam totalmente e 11% em parte.

Apesar do apoio à medida adotada pelo governo americano, a maioria da população rejeita uma eventual atuação dos Estados Unidos contra integrantes dessas facções em território brasileiro sem autorização das autoridades nacionais. Segundo o levantamento, 74% são contrários a esse tipo de intervenção.

O levantamento do Datafolha mostra ainda que a decisão dos Estados Unidos é amplamente conhecida pela população. Ao todo, 83% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento da classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas. Entre eles, 35% disseram estar bem informados sobre o assunto, enquanto 37% afirmaram estar mais ou menos informados.

Enquanto isso, 13% responderam que não souberam da classificação e 11% souberam, mas estão mal informados. 5% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 17 e 18 de junho, em 139 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

Os resultados refletem a preocupação dos brasileiros com o avanço do crime organizado no país. Em dezembro do ano passado, outra pesquisa Datafolha mostrou que a segurança pública aparece entre os principais problemas nacionais, sendo citada por 16% dos entrevistados. O tema ficou atrás apenas da saúde, mencionada por 20%, e à frente da economia, com 11%.

Além disso, uma pesquisa recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Instituto Datafolha, apontou que quase 70 milhões de brasileiros percebem a presença do crime organizado — como tráfico de drogas, facções ou milícias — no local onde moram.

Alô Valparaíso/* Com as informações do SBT News | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Lista de fauna ameaçada tem 180 animais incluídos e 150 retirados

790 espécies ou subsespécies estão sob diferentes graus de perigo

A Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção passou por atualização após avaliações do estado de conservação conduzidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Foram incluídas 180 espécies ou subespécies, como a arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), reclassificada como Vulnerável (VU), o bugio-preto (Alouatta caraya) e o tamanduaí (Cyclopes rufus). Outras 150 espécies foram retiradas da lista.

O novo documento reúne a Lista Nacional de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, com 790 espécies ou subespécies; além da Lista Nacional Oficial de Espécies de Fauna Extintas, com nove espécies.

>> Para consultar a lista completa acesse aqui a publicação do Diário Oficial da União.

O levantamento inclui mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados terrestres, que foram classificados em cinco categorias:

Os peixes e invertebrados aquáticos são classificados em outra lista também atualizada neste ano e divulgada no mês de abril.

A maior parte das espécies listadas são invertebrados terrestres, com 264 espécies ou subespécies ameaçadas de extinção. Há ainda 242 aves, 123 répteis, 102 mamíferos e 59 anfíbios.

Das nove espécies presentes na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Extintas, seis são aves, duas são anfíbios e há um mamífero: o roedor de Vespucci (Noronhomys vespuccii), que ocorria em Fernando de Noronha.

Proteção da biodiversidade

De acordo com o ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, a lista é um dos instrumentos mais importantes para a proteção da biodiversidade brasileira.

“A lista reconhece, perante a nossa sociedade e o mundo, a situação das espécies brasileiras e também abre caminho para a construção de planos de recuperação e de conservação”, afirma Capobianco.

O documento substituiu a última versão publicada em 2022 e resulta de um esforço conjunto com comunidade científica e organizações da sociedade civil.

“Poucos países no mundo têm a capacidade de avaliar sua biodiversidade na escala que o Brasil faz hoje”, reforça o presidente do ICMBio, Mauro Pires.

Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Valparaíso de Goiás recebe escavadeira hidráulica para reforço da infraestrutura municipal

Equipamento foi entregue em evento na sede da CONAB, em Goiânia, com recursos viabilizados por emenda parlamentar

Nesta segunda-feira, 22 de junho, foi oficializada a entrega de uma escavadeira hidráulica destinada ao município de Valparaíso de Goiás. A cerimônia ocorreu na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em Goiânia, e contou com a presença de autoridades locais e representantes da instituição.

O equipamento foi viabilizado por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), com recursos provenientes de emenda parlamentar do senador Vanderlan Cardoso. A escavadeira integra o conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da infraestrutura municipal e do setor produtivo da região.

A escavadeira hidráulica será incorporada à frota do município e utilizada em serviços como manutenção de vias, apoio a obras de drenagem e execução de ações estruturantes em áreas urbanas e rurais. A expectativa é que o novo maquinário amplie a capacidade operacional da administração municipal, contribuindo para a execução de projetos de melhoria na cidade.

A entrega representa mais uma etapa da parceria entre o governo federal, parlamentares e municípios, garantindo a chegada de equipamentos considerados essenciais para o desenvolvimento local e para a melhoria da prestação de serviços à população.

Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom PMVG | Foto: Secom PMVG

Valparaíso de Goiás define novas etapas para expansão da rede de abastecimento de água

Reunião com a Saneago confirma início imediato de obras em Santa Marina e definição de cronograma para expansão do sistema em regiões que ainda não possuem abastecimento regular

Valparaíso de Goiás avançou em mais uma etapa voltada à ampliação do acesso à água tratada no município. Em reunião com a Saneago, lideranças comunitárias, vereadores e o prefeito Marcus Vinicius, foram definidas novas ações de expansão da rede de abastecimento que irão contemplar diferentes bairros da cidade.

Entre as regiões incluídas estão o Setor Chácaras Lourdes Meireles, Chácaras Pirangy, Mansões Santa Marina, Chácaras Bem-Vinda, Chácaras Brasil A e B, Fazenda Taveira, Bairro Unimorar e Parque Ipê, localidades que aguardam a implantação do sistema de abastecimento regular.

Durante a reunião, ficou definido o início imediato das intervenções no Setor Mansões Santa Marina, com mobilização prevista já para os próximos dias, conforme cronograma técnico já estabelecido pela Saneago, que realizou sondagens prévias na área.

Também foi informado que, em até uma semana, será apresentado o cronograma oficial de execução das obras nos demais bairros contemplados, organizando as próximas etapas da expansão da rede.

O prefeito Marcus Vinicius destacou a importância do trabalho conjunto e do diálogo entre as instituições para viabilizar os avanços na infraestrutura do município. “Nós vamos tratar de forma séria e Valparaíso vai avançar. Eu quero agradecer aqui nosso governador Daniel Vilela, agradecer toda a equipe da Saneago em nome do Hugo, do Fausto, mas mais do que isso, agradecer a Valparaíso de Goiás, porque com trabalho, com dedicação, com seriedade, mas sobretudo com diálogo, a gente consegue resolver as coisas e entregar benefícios para nossa comunidade. Muito obrigado a todos e em breve vocês vão acompanhar o início das obras”, afirmou o prefeito.

Representantes da comunidade também participaram da reunião e relataram a expectativa em relação ao início das intervenções. Uma liderança local avaliou o encontro como positivo e destacou o avanço das definições: “Estamos muito felizes porque a Saneago vai colocar água nos bairros mais necessitados, como Santa Marina e outros da região. Foi uma reunião muito produtiva, com a assinatura de encaminhamentos, e agora as obras devem começar já nos próximos dias, conforme o cronograma já previsto”.

O representante do Parque Ipê também comentou as definições estabelecidas: “Agora há um cronograma que vai nos atender, já assinado, que define prazos para entrada na fila de execução, contemplando água, esgoto e infraestrutura. Lá são cerca de 800 moradores que aguardam esse benefício”.

Já o presidente do Setor Chácaras Lourdes Meireles destacou a organização do processo: “Tivemos uma reunião para tratar do cronograma de levar água ao setor. Ficou definido o nosso posicionamento na fila de execução. Agradecemos o apoio e o acompanhamento das autoridades e da Saneago nesse processo”.

Com as próximas etapas já organizadas, o município segue com a programação de expansão da rede de abastecimento e saneamento, com previsão de início das obras em fases e acompanhamento técnico da execução.

Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom PMVG | Foto: Secom PMVG