Bombeiros têm novos especialistas em mergulho e pilotagem de embarcações

Com a formação desta turma, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás amplia ainda mais sua capacidade operacional, fortalecendo a prestação de serviços à sociedade

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) realizou, na quarta-feira (17/06), a solenidade de formatura do 27º Curso de Mergulho Autônomo e de Segurança Pública (Cmaut) e do 11º Curso de Pilotagem Operacional de Embarcações (Cepoe), consolidando mais uma importante etapa na qualificação de militares para atuação em operações aquáticas de alta complexidade.

Nesta edição, concluíram a especialização 12 militares, sendo oito bombeiros militares de Goiás, três do Amapá e um de Sergipe. Durante o curso, os alunos foram submetidos a uma intensa rotina de treinamentos técnicos, físicos e operacionais, voltados ao aperfeiçoamento das habilidades necessárias para atuação em missões de busca, resgate, salvamento e operações subaquáticas.

Bombeiros e atividades de mergulho

As atividades de mergulho no CBMGO possuem uma trajetória de mais de seis décadas. Desde a realização dos primeiros mergulhos na década de 1960 até os dias atuais, a Corporação tem investido continuamente na capacitação de seus profissionais e no aprimoramento de técnicas e equipamentos.

Com a formação desta turma, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás amplia ainda mais sua capacidade operacional, fortalecendo a prestação de serviços à sociedade.

Durante a solenidade, foram realizadas homenagens a autoridades, militares e profissionais que contribuíram para o fortalecimento das atividades de mergulho e operações náuticas na Corporação. O evento também marcou a entrega dos brevês aos concluintes, símbolo da conquista alcançada após semanas de dedicação, disciplina e superação.

A cerimônia contou com a presença do subcomandante-geral, coronel Pablo Lamaro Frazão, além de autoridades civis e militares, instrutores, familiares e convidados. A formatura reafirma o compromisso do CBMGO com a excelência na formação de seus militares e com a constante busca pelo aprimoramento das ações de salvamento aquático e segurança pública em Goiás e em todo o país.

Bombeiros têm novos especialistas em mergulho e pilotagem de embarcações
Com a formação desta turma, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás amplia ainda mais sua capacidade operacional, fortalecendo a prestação de serviços à sociedade (Foto: Bombeiros)

Alô Valparaíso/* Com as informações da Corpo de Bombeiros Militar de Goiás – GO | Foto: Bombeiros-GO

Polícia Penal convoca mais 400 aprovados em concurso público

Cronograma de posse foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 17 de junho

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Administração (Sead) e da Polícia Penal, convocou mais 400 candidatos aprovados no concurso público para policial penal. O cronograma de posse foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (17/06) – Edital de Convocação nº 8/2026 – DGPP/Sead.

Essa segunda etapa de posse dos aprovados ocorrerá de forma eletrônica, no intuito de garantir celeridade e comodidade ao novo servidor, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Nele, o candidato realizará sua posse 100% online, apresentando toda documentação exigida, por peticionamento eletrônico.

É obrigatória a realização de um cadastro básico. Para isso, o candidato deve enviar, de acordo com o cronograma, cópias digitalizadas do RG e CPF (frente e verso) para o e-mail posse@goias.gov.br e informar no corpo do e-mail: “Eu, [nome completo, CPF], solicito cadastro básico”. Independentemente de receber confirmação deste cadastro, é possível prosseguir com as etapas seguintes da convocação.

Etapas

Entre os dias 22 e 24 de junho será disponibilizado o Formulário de Perfil Profissional, que deverá ser preenchido pelos convocados. Já a perícia médica está prevista para ocorrer durante todo o mês de julho, entre os dias 1º e 31.

A apresentação da documentação obrigatória por meio do SEI deverá ser realizada de 9 a 16 de julho. A Sead alerta que as certidões exigidas no processo deverão ser emitidas somente a partir de 9 de julho, para que permaneçam válidas até a data da posse.

Conforme o cronograma, a nomeação dos candidatos está prevista para o dia 3 de agosto. A Gerência de Admissão de Pessoal terá até 6 de agosto para concluir a análise documental.

A posse será realizada em 7 de agosto, e o efetivo exercício dos novos policiais penais terá início a partir de 10 de agosto de 2026, com início do curso de formação.

Atualmente, 424 alunos estão na fase final do Curso de Formação de Policial Penal de Goiás. O conteúdo completo do edital e demais orientações podem ser consultados no Diário Oficial do Estado.

Cronograma

Governo de Goiás convoca mais 400 aprovados do concurso público para policial penal
Cronograma de posse foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 17 de junho (Foto: DGPP)

Alô Valparaíso/* Com as informações da Diretoria-Geral de Polícia Penal-GO | Foto: DGPP

Polícia Civil desarticula comércio ilegal de cigarros eletrônicos em Valparaíso de Goiás

Operação Narke 6 resulta em prisão em flagrante e apreensão de mais de 800 dispositivos

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) da 5ª Delegacia Regional de Polícia de Luziânia, em ação conjunta com a Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal (SUSFIM) de Valparaíso de Goiás, deflagrou a Operação Narke 6 e desarticulou um ponto de venda clandestina de dispositivos eletrônicos para fumar. Um homem de 23 anos foi preso em flagrante.

A investigação teve início após denúncias de que uma tabacaria comercializava cigarros eletrônicos e possivelmente drogas. Durante monitoramento, os agentes observaram o responsável pelo estabelecimento tentando ocultar caixas em um depósito vizinho. A intervenção policial resultou na apreensão de 813 cigarros eletrônicos de diversas marcas, 32 essências, um aparelho celular e uma porção de substância análoga à maconha. A SUSFIM interditou o local por ausência de alvará de funcionamento e venda de produtos ilícitos.

O suspeito foi autuado pelo crime de contrabando, previsto no artigo 334-A do Código Penal, cuja pena máxima ultrapassa quatro anos de reclusão, não permitindo fiança na esfera policial. Ele foi encaminhado à Unidade Prisional de Valparaíso de Goiás e permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça que a comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil. Comerciantes devem regularizar seus estabelecimentos junto aos órgãos de fiscalização e evitar práticas ilegais. A corporação destaca a importância da colaboração da comunidade por meio de denúncias, que podem ser feitas pelo WhatsApp do GEIC: 62 98595-5330.

Acompanhe:
www.policiacivil.go.gov.br
@policiacivil_go
@5drp_luziania
@geic_luziania
@susfimvalparaiso

Alô Valparaíso/* Com as informações da Policia Civil de Goiás | Foto: Policia Civil de Goiás

Goiás amplia segurança com novos veículos e equipamentos

Novos veículos e equipamentos reforçam o atendimento especializado, a fiscalização e a atuação das forças de segurança em Goiás

Novos veículos e equipamentos vão ampliar o atendimento especializado, reforçar a fiscalização de trânsito e fortalecer a atuação das forças de segurança em todas as regiões de Goiás. Nesta quarta-feira (03/06), foram entregues 17 vans, 88 motocicletas, 170 armas tasers, 80 etilômetros, além de computadores e notebooks destinados às polícias Civil e Militar.

O investimento de R$ 12,7 milhões do Tesouro Estadual busca modernizar a estrutura das corporações, ampliar a capacidade de resposta e fortalecer ações voltadas ao atendimento de mulheres e idosos.

“Nosso objetivo é garantir segurança plena a todos os goianos. Com essas entregas, teremos um trabalho mais ampliado”, explicou o governador Daniel Vilela durante evento realizado na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Daniel Vilela na solenidade de entrega de novos veículos e equipamentos para segurança pública
Daniel Vilela entrega veículos e equipamentos às forças de segurança (Foto: Jota Eurípedes e Lucas Diener)

Equipamentos para segurança pública ampliam atendimento especializado

A Polícia Civil recebeu 17 vans, 170 armas tasers, 141 computadores e 62 notebooks. O investimento de cerca de R$ 7,5 milhões foi realizado com recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Fundo Protege).

Dos veículos entregues, 12 serão destinados às Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams), dois às Delegacias do Idoso de Goiânia e Anápolis e três funcionarão como delegacias móveis.

A medida amplia a presença da Polícia Civil em regiões com menor cobertura de serviços especializados e facilita o acesso de mulheres e idosos ao atendimento policial.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Ganga, as vans atuarão como delegacias móveis e serão utilizadas em áreas monitoradas pelo sistema Sentinela Violeta.

“Recentemente, o governador lançou o software de inteligência artificial Sentinela Violeta, que permite o monitoramento de zonas para onde levaremos esses veículos que atenderão mulheres e idosos, que, muitas vezes, não têm uma delegacia próxima a eles. Atacaremos em várias frentes, tanto na parte operacional como na investigativa, além do acolhimento dessas pessoas”, analisou.

Mais mobilidade para o policiamento

As 88 motocicletas entregues à Polícia Militar receberam investimento de R$ 5,2 milhões e serão distribuídas entre os 19 Comandos Regionais da corporação. Do total, 12 ficarão com o Batalhão de Trânsito de Goiânia (1º CRPM).

As viaturas, do tipo trail on-off road, estão caracterizadas e equipadas com sirenes, ampliando a mobilidade das equipes em atividades de policiamento ostensivo e fiscalização.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Renato Brum, destacou que os equipamentos fortalecem o trabalho das equipes que atuam na proteção da população.

“Estamos com todos os índices de criminalidade em queda e essas entregas de hoje mostram que Goiás não está inerte em relação a esses tipos de violência específicos. Mostraremos para a sociedade que não aceitaremos a covardia de criminosos contra esses grupos”, salientou o titular da SSP.

Novas motocicletas entregues à segurança
Motocicletas entregues à Polícia Militar receberam investimento de R$ 5,2 milhões (Foto: Jota Eurípedes e Lucas Diener)

Fiscalização de trânsito recebe reforço

Os 80 etilômetros serão distribuídos entre os Comandos Regionais da Polícia Militar em Goiás para reforçar ações de fiscalização e prevenção de acidentes.

Segundo o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran Goiás), Odair Soares, os equipamentos fortalecem o trabalho integrado entre as instituições.

“O Detran fica honrado com essa parceria com a PMGO, fortalecendo a integração no Estado, ampliando nossa capacidade conjunta de salvar vidas. Cada motocicleta entregue representa mais policiais nas ruas. Cada etilômetro representa mais vidas preservadas”, afirmou.

Novos veículos entregues para segurança pública
Novos veículos e equipamentos reforçam o atendimento especializado, a fiscalização e a atuação das forças de segurança em Goiás (Foto: Jota Eurípedes e Lucas Diener)

Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom-GO | Foto: Jota Eurípedes e Lucas Diener