6×1: 37 milhões de trabalhadores podem ser beneficiados por fim da escala, diz governo

Proposta que reduz jornada de trabalho foi aprovada pela Câmara e aguarda início da análise no Senado

Mais de 37 milhões de brasileiros com carteira assinada podem ser beneficiados pelo fim da escala 6×1 caso a PEC (proposta de emenda à Constituição) que trata do assunto seja aprovada no Congresso Nacional, segundo dados apresentados nesta quarta-feira (24) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O texto do projeto que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas e garante duas folgas semanais, sem redução salarial, foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda encaminhamento para começar a tramitação no Senado, onde deve passar primeiro pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

De acordo com o levantamento da Relação Anual de Informações Sociais Mensalizada, em fevereiro deste ano, 37,11 milhões de trabalhadores estavam empregados em jornadas superiores a 41 horas semanais. Outros 9,24 milhões tinham uma carga que ia de 31 a 40 horas por semana.

Ao comentar os dados durante evento de divulgação do levantamento, em Brasília, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu o cumprimento rigoroso da legislação trabalhista e afirmou que empresas que não remunerarem corretamente horas extras poderão ser autuadas e multadas pela fiscalização da pasta.

“Espero que não tenha ninguém trabalhando acima de 44 horas semanais sem receber as famosas horas extras. Se tem alguma empresa que eventualmente esteja cometendo esse abuso, mais horas, menos horas, as fiscalizações, a nossa inspeção de Trabalho vai chegar com autuações e multas”, advertiu.

Pela legislação atual, a jornada regular no país é de até 44 horas semanais, sendo obrigatório o pagamento de horas extras quando esse limite é ultrapassado, exceto em casos previstos em acordos de compensação ou banco de horas.

Apesar do alerta, Marinho afirmou acreditar que situações de descumprimento não sejam generalizadas no país. “Acho que isso não está acontecendo. Conhecendo o empresariado brasileiro, sei que pagarão horas extras bonitinho”, afirmou.

PEC do trabalho flexível

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), defende uma alternativa à proposta do fim da 6×1: a PEC do trabalho flexível, que mantém o limite constitucional de 44 horas, mas permite acordos para jornadas menores.

Pelo texto, a remuneração, nesses casos, seria calculada de forma proporcional ao salário mínimo ou ao piso da categoria, tendo como referência a carga máxima de 44 horas semanais. Benefícios como FGTS, férias e 13º salário também seriam pagos proporcionalmente.

Defensores afirmam que a medida pode contribuir para reduzir a informalidade e ampliar a oferta de empregos no país.

Alô Valparaíso/* Com as informações do R7 | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado

Senador diz que decisão foi tomada em “comum acordo” com Lula

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou nesta quarta-feira (24), em suas redes sociais, que deixará a liderança do governo no Senado. Na nota, Wagner informa que a decisão foi tomada, em comum acordo, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reuniu hoje no Palácio da Alvorada. 

“Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado. Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil”, diz o comunicado.

No dia 18 de junho, a Polícia Federal realizou ação de busca e apreensão nas residências do senador em Brasília e Salvador. Os agentes acusam Jaques Wagner de ter recebido vantagens do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Banco Master.

Em entrevista à Band News no mesmo dia, Wagner negou irregularidades e afirmou estar “absolutamente tranquilo” em relação à investigação.

Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasil | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

PSD fará convenção para lançar Caiado à Presidência em SP dia 26 de julho

A um mês de convenção, sigla ainda tem indefinição sobre vice, mas quer tom de “chá revelação” para anúncio

O PSD marcou para o dia 26 de julho sua convenção para oficializar a candidatura do ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado à Presidência da República. O evento acontecerá na sede da legenda na capital paulista.

A um mês da convenção a sigla ainda não definiu quem será o vice na chapa de Caiado. Estrategistas do PSD defendem que a data sirva como um “chá revelação” para o nome escolhido. Também evitam qualquer anúncio sobre a chapa durante a Copa do Mundo, diante da dificuldade de disputar a atenção do eleitorado.

Uma ala da sigla resiste à ideia de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, ocupar a posição, por entenderem que o ideal seria compor com outro partido aliado em busca de mais capilaridade regional e tempo de TV.

Entre as opções, foram cogitados nomes como Romeu Zema, que é pré-candidato à Presidência pelo Novo, e Silvia Abravanel, que é filiada ao PSD e filha de Silvio Santos (1930-2024). Mas tanto Zema quanto Silvia são opções pouco viáveis hoje, segundo fontes na sigla.

Quem também escolheu a capital paulista para oficializar sua candidatura foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O evento acontece em 25 de julho. Já o PT fará a convenção para lançar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição em 1° de agosto.

Alô Valparaíso/* Com as informações da CNN Brasil | Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

CazéTV bate recorde mundial no YouTube com transmissão de Brasil x Escócia

Transmissão da Copa do Mundo entre Brasil e Escócia alcançou 17,8 milhões de aparelhos conectados e superou marcas anteriores

A CazéTV quebrou um novo recorde mundial de audiência simultânea no YouTube com a transmissão da partida entre Brasil e Escócia. O jogo, válido pela terceira rodada do Grupo C da Copa do Mundo, atraiu um número inédito de espectadores digitais.

Ainda no primeiro tempo do confronto, que ocorreu no Hard Rock Stadium, em Miami, Estados Unidos, a CazéTV registrou a marca impressionante de mais de 17,8 milhões de aparelhos conectados simultaneamente.

Os jogos da Seleção Brasileira têm se destacado por consecutivas quebras de recordes nas transmissões realizadas pela CazéTV, consolidando a plataforma como um ponto de referência para grandes eventos esportivos no ambiente digital.

Histórico de quebras de recordes

Este feito continua uma tendência já observada nos jogos anteriores da seleção. Na estreia do Brasil contra Marrocos, a CazéTV já havia alcançado a marca de 12,7 milhões de aparelhos conectados.

Na segunda rodada da Copa do Mundo, contra o Haiti, o pico de audiência registrado pela emissora foi ainda maior, atingindo 16,1 milhões de aparelhos conectados, demonstrando o crescimento contínuo do engajamento.

Alô Valparaíso/* Com as informações da CNN Brasil | Foto: Canva