71% dos goianienses pretendem dar presente no Dia dos Namorados, diz pesquisa
Roupas e calçados lideram a preferência entre os presentes por 36%
Levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia revela que 71% dos goianienses pretendem dar presentes no Dia dos Namorados, a ser comemorado em 12 de junho. A maioria dos que vão ganhar mimos são os que estão em noivado ou casados (53%).
Entre as pessoas que namoram, declararam intenção de presentear 36% dos entrevistados. Há ainda uma parcela de 8% daqueles que estão em relacionamentos menos formais, como os “ficantes”, e que vão botar a mão no bolso. 3% vão presentear amigos, segundo a sondagem da CDL de Goiânia.
76% das mulheres entrevistadas vão dar presentes. Entre os homens, são 63%.
Em relação aos presentes, as roupas e calçados lideram a preferência por 36%. Em segundo lugar vêm os perfumes e cosméticos (19%), depois os relógios, joias e acessórios (18%); e, ainda, os chocolates, cestas e flores (11%).
“Apesar da alta inflação impactar o poder de consumo, notamos que a maior parte das pessoas aqui na capital não vai deixar a data passar em branco. Esse é um dado interessante para que os lojistas trabalhem promoções e ofereçam facilidades de pagamento para o cliente”, diz Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia.
Outros números
Entre os entrevistados, 80% farão pesquisa de preço antes de finalizar a compra. Além disso, 36% disseram que manterão o mesmo valor gasto no ano anterior; 24% gastarão menos; e 23% irão além.
Outro dado diz respeito a forma de pagamento: em primeiro lugar, aparece o cartão de crédito (32%), seguido pelo pagamento à vista, via cartão de débito (18%), Pix (17%), cartão de crédito à vista (16%) e dinheiro (16%).
Quando o assunto é local, os shoppings tem 32% da preferência, superando a internet (27%) e as lojas de rua (16%). Por fim, a pesquisa também revelou o que interfere na compra: preço (30%) e qualidade (24%) são os principais, mas a entrega de brinde (1%) e a possibilidade de estacionamento (2%) também aparecem.
A sondagem foi feita com 180 entrevistados de 10 a 25 de maio. 62% dos que responderam foram mulheres; 37% homens e 2% não responderam.
Alô Valparaíso/*Com as informações de Agência Brasília