Apoio técnico do governo eleva taxa de atualização cadastral de goianos no CadÚnico
Estado monitora a atualização cadastral nos 246 municípios para evitar a suspensão de benefícios, como Mães de Goiás e Aluguel Social. Índice de atualizações em Goiás é maior do que a média nacional
A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) de famílias de Goiás com renda de até meio salário mínimo por pessoa inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) é superior à média nacional.
Dados de dezembro de 2022 indicam que 81,77% dos cadastrados, que corresponde a mais de 952 mil famílias, atualizaram suas informações pessoais. A média nacional está em 81,22%. O universo total de goianos inscritos no CadÚnico é de 1.282.879 famílias.
Atualização cadastral no CadÚnico é obrigatória
A atualização é obrigatória e deve ser realizada pelo cidadão a cada dois anos ou sempre que houver mudanças. Ela deve ser feita em um posto do CadÚnico.
Em Goiás, os postos do CadÚnico, geralmente, ficam no Centros de Referência em Assistência Social (Cras). O atendimento é monitorado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).
“Não queremos só garantir índices elevados, queremos sempre ter em mãos o mapa atualizado da real situação econômica e social da nossa população, para levar cada vez mais benefícios a quem mais precisa”, afirma o secretário Wellington Matos.
Apoio técnico
A TAC de Goiás superior à do país é fruto do apoio técnico da Coordenação Estadual do CadÚnico da Seds nos 246 municípios goianos.
Esse trabalho teve início em junho de 2021, após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando houve drástica queda nos índices de atualização cadastral em todo o país.
À época, havia 31 municípios com menos de 55% dos cadastros atualizados, o que poderia implicar perda de recursos por parte das prefeituras.
Programas sociais
A inscrição no CadÚnico pode ser feita a qualquer tempo e é necessária para a participação em diversos programas sociais do Governo de Goiás, como:
- Mães de Goiás, que destina R$ 250,00 mensais a mulheres em situação de vulnerabilidade social com filhos de até 6 anos;
- Aluguel Social, repasse de R$ 350 concedido por 18 meses;
- ProBem, que concede bolsas a estudantes do ensino superior.
O CadÚnico também é a principal ferramenta para inclusão de famílias em benefícios do governo federal.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social — Governo de Goiás/Foto: Seds