Palmeiras supera Ituano no Allianz Parque e está na final do Paulista pela 4ª vez seguida
O time aguarda na final o vencedor de Água Santa x Bragantino
Finalista! O Palmeiras superou a equipe do Ituano pela semifinal do Campeonato Paulista de 2023 na tarde deste domingo (19) e, por ter obtido a melhor campanha geral na fase de grupos, vem disputando os jogos eliminatórios no Allianz Parque, palco do duelo de hoje. O único gol da partida foi marcado por um zagueiro: Murilo, no segundo tempo. Foi com o placar mínimo, mas suficientemente o bastante para dar sequência ao status de protagonismo do Verdão dos últimos anos, já que o Alviverde se fez presente nas finais de 2020 (campeão), 2021 (vice) e 2022 (atual campeão).
Na busca pela 25ª taça deste Estadual, o Palmeiras, com o triunfo de hoje, tem a chance de conquistar uma campanha de forma invicta caso consume o troféu sem perder nas partidas de ida e volta nos jogos da final, contra o adversário que ainda irá conhecer nesta decisão: será o vencedor do duelo de Água Santa e Bragantino, que acontece nesta segunda-feira (20), às 21h, na casa do time de Diadema (ABC-SP).
Com o resultado, de quebra, o Alviverde chegou a 22 partidas sem perder no Allianz Parque e, com isso, impôs a segunda melhor marca invicta da história da arena, inaugurada em 2014 (16 vitórias e seis empates, 40 gols marcados e oito sofridos neste período).
A última vez em que o Palmeiras foi superado em sua casa foi em um jogo contra o Athletico-PR, no dia 02 de julho de 2022, por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro (aliás, uma das duas únicas derrotas do time em casa naquela temporada). Desde então, o Verdão de Abel Ferreira foi a campo outras 21 vezes no Allianz, acumulando 15 vitórias e seis empates (marcou 39 gols neste período e sofreu oito).
Essa sequência atual, agora a segunda maior do formato Allianz Parque, junta-se a outra de 22 jogos sem perder (17 vitórias e cinco empates entre fevereiro e novembro de 2019), e fica só atrás de outra de 28 jogos, a recordista, imposta entre agosto de 2016 e junho de 2017 (21 vitórias e sete empates).
E especificamente contra o Ituano, o Palmeiras, assim como no seu retrospecto recente em casa, também manteve a sina de se dar bem. Nos últimos cinco duelos entre as equipes antes deste, foi o Palmeiras quem saiu vencedor (portanto, agora são seis vitórias em série).
E dentro desta série atual de vitórias contra o time de Itu (SP), inclui-se um confronto de caráter eliminatório, assim como o de hoje, porém, aquele foi pelas quartas de final do Paulistão de 2022, do qual o Verdão avançou às semifinais daquela campanha campeã ao triunfar por 2 a 0.
Já o encontro mais recente antes do deste domingo – este no Novelli Júnior –, em Itu (SP), aconteceu pela quarta rodada desta própria edição: naquele 25 de janeiro, fora de casa, o Verdão venceu por 3 a 1 com time alternativo pelo fato de que três dias depois iria disputar a final da Supercopa do Brasil contra o Flamengo, no Mané Garrincha (DF), torneio do qual foi campeão.
Aliás, essa é a primeira vez na história que o Palmeiras soma seis triunfos seguidos contra o Ituano. Antes, no máximo, havia emplacado cinco triunfos (já o Ituano venceu o Palmeiras, no máximo, por duas vezes seguidas, em duas ocasiões). As séries de cinco vitórias seguidas do Alviverde sobre o Ituano foram de 1992 a 1994 e, depois, de 1998 a 2006.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 ITUANO
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: 19 de março de 2023, domingo
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Mauro André de Freitas
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Murilo (Palmeiras); Claudinho (Ituano)
Cartões vermelhos: –
Gols: Murilo, aos 13 do 2º T (Palmeiras)
Público: 40.664 torcedores
Renda: R$ 3.148.583,33
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho) e Raphael Veiga (Jailson); Bruno Tabata (Breno Lopes), Dudu (Mayke), Rony (Rafael Navarro).
Técnico: Abel Ferreira
ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury; Lucas Siqueira (Mateus Nascimento), José Aldo (Felipe Saraiva) e Eduardo Person; Gabriel Barros (Hélio Borges), Quirino (Rafael Silva) e Paulo Victor (Rafael Carvalheira).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Alô Valparaíso/* Com as informações d