Sindicato dos Professores e governo do DF tentam nova negociação para o fim da greve na quarta-feira (10)
Sindicato da categoria entende que reunião com parlamentares ocorrida nesta segunda-feira (8) “legitimou o movimento”
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai retomar as negociações com o sindicato dos professores em busca de um acordo que possa encerrar a greve da categoria, iniciada na última quinta-feira (4) por reajuste salarial, entre outras demandas. Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira (10), com a mediação da Câmara Distrital. A Justiça já havia determinado, no domingo (7), o retorno dos professores ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 300 mil e possibilidade de corte do ponto dos servidores em caso de descumprimento. A diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), Luciana Custódio, afirmou que a greve continua até que as reivindicações sejam atendidas.
Em reunião realizada nesta segunda-feira (8), deputados distritais manifestaram apoio às demandas da categoria e defenderam a negociação entre as partes. A dirigente do Sinpro avaliou como positiva a presença maciça dos parlamentares na reunião e a legitimidade da pauta dos professores, apesar das ameaças e manipulação de dados por parte do governo. Ela também afirmou que o ato desta segunda-feira na Rodoviária do Plano Piloto foi pedagógico e enfatizou a importância da greve em busca de melhores condições de trabalho e salário.
A decisão da Justiça considerou a greve abusiva, uma vez que o reajuste salarial já havia sido concedido em três parcelas de 6%. No entanto, o movimento paredista continua em virtude de outras demandas da categoria.
Alô Valparaíso