Valparaíso de Goiás representada no Ciclo de Seminários promovido pelo MEC em Cuiabá
Cidade se compromete a ampliar ensino em tempo integral na Educação Básica
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na última quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de agosto, o Ciclo de Seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”. Evento que ocorreu em Cuiabá (MT) e contou com a presença dos membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso.
O objetivo do Ciclo de Seminários, que faz parte de uma das estratégias do Programa Escola em Tempo Integral, é fomentar a criação de novas matrículas em tempo integral na Educação Básica, visando alcançar os objetivos estabelecidos na meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro, com qualidade e equidade.
A secretária da pasta, Rudilene Nobre, representou Valparaíso e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Goiás (UNDIME-GO), como vice-presidente. Ela destacou a importância de sensibilidade na educação, em questões que possam transformar o processo em algo totalmente acessível à população, com qualidade significativa para as reais mudanças da cidadania. “Os nossos estudantes, desde a educação infantil até o último ponto de oferta da educação básica e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), precisam sentir esse amparo dos governos em direcioná-los para a integração social por caminhos que fortaleçam as políticas de transformação efetiva”, afirmou a secretária.
O Ciclo de Seminários teve início no dia 1º de agosto com uma transmissão ao vivo, de Brasília – DF, e continuou presencialmente nos dias 3 e 4, antecipando as discussões para o 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, com o tema geral: “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”, que também ocorrerá em Cuiabá. A cidade de Valparaíso se juntou ao MEC e aos municípios participantes, como parte de um compromisso em oferecer um ensino mais acessível e de qualidade em todo o território brasileiro.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom PMVG/Foto: Secom PMVG