Taxa de positividade para Covid-19 aumenta em dez municípios goianos
Secretaria de Estado da Saúde alerta para a necessidade de manter os protocolos sanitários e a vacinação em dia
Dez municípios goianos estão em situação de alerta, depois que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) identificou um aumento de 9% para 15% na taxa de positividade para Covid-19 em Goiás, no mês de agosto. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, os protocolos sanitários a serem seguidos permanecem os mesmos, sendo que o principal ainda é a vacinação.
Um dos municípios que apresentou aumento expressivo de notificações da doença foi a Cidade de Goiás. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos confirmados saltou de 24 para 75, o que representa um crescimento de 212%.
Contudo, a secretária municipal de saúde, Ivone Marques, ressaltou que não há nenhum caso de internação e nenhum caso grave, ou de maior complexidade. “Em todos os casos que apresentaram maior gravidade ou que o paciente teve um tempo maior de sintomas, não foi diagnosticada nenhuma cepa diferente, às vezes apenas um comprometimento de H1N1 associado”, pontuou.
A cidade de Avelinópolis também teve um salto expressivo no número de confirmações, saindo de 20 casos, em uma semana, para 50, na semana seguinte. Isso representa um aumento de 150%.
Há duas semanas, a Prefeitura de Avelinópolis chegou a suspender as aulas nas escolas da cidade durante sete dias por causa do aumento de casos de Covid-19. Na ocasião, o prefeito da cidade, Adriano Araújo, afirmou que a gestão estaria buscando orientação da Secretária de Estado de Saúde (SES-GO) para saber o que deveria ser feito diante da situação.
Os demais municípios que também estão em estado de alerta são: São João da Paraúna, Palmeiras de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Araçu, Campo Limpo de Goiás, Barro Alto, Heitoraí e Anicuns.
A superintendente Flúvia Amorim reforçou que é preciso manter as medidas preventivas contra a Covid-19, como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos. Ela também destacou a importância da vacinação para reduzir os riscos de contaminação e complicações pela doença.
“Nós temos uma cobertura vacinal ainda baixa no estado. Nós precisamos avançar nessa cobertura vacinal para que nós possamos ter uma proteção maior da população. A vacina é segura e eficaz e é a única forma que nós temos hoje para controlar essa pandemia”, afirmou.
Alô Valparaíso/* Com as informações do g1/Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia