PT defende a reeleição de Lula em 2026 e convoca militância para organização política
Documento do partido ressalta a importância das eleições de 2024 como estratégicas para recondução de Lula
O Partido dos Trabalhadores (PT) manifestou, em documento publicado em seu site oficial nesta quarta-feira (30), o desejo de reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Lula está em seu terceiro mandato como chefe do Executivo nacional, após governar o país de 2003 a 2010. Ele ainda não confirmou se pretende disputar um quarto mandato.
A resolução do PT orienta seus filiados e simpatizantes a se organizarem politicamente e eleitoralmente desde já, tendo em vista as eleições de 2024, que são vistas como um “momento estratégico” para o fortalecimento do projeto democrático e popular do partido. “É preciso organizar a batalha político-eleitoral desde já (…) e promover a mobilização social no maior número possível de municípios para (…) reeleger Lula em 2026 e fortalecer nosso projeto democrático e popular de país”, afirma o texto.
A resolução também faz referência à candidatura à reeleição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que terá 82 anos na disputa de 2024. Lula, que terá 81 anos em 2026, disse no início de novembro que a decisão de Biden era um “estímulo” para ele também concorrer novamente à Presidência da República. Antes disso, porém, Lula havia declarado que não tinha interesse em um novo mandato e que sua idade avançada era um fator impeditivo. Nos EUA, Biden enfrenta resistência de parte do eleitorado por causa de sua idade avançada.
O documento do PT ainda veta qualquer apoio, em 2024, a candidatos e candidatas que se identifiquem com o bolsonarismo, movimento político liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi derrotado por Lula nas eleições de 2022.
Alô Valparaíso/* Com as informações da CNN Brasil/Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil