Levantamento da ANP aponta Etanol mais vantajoso em sete Estados e no DF
Na média dos postos pesquisados no País o etanol está com paridade de 62,74% ante a gasolina
Os motoristas que utilizam etanol para abastecer seus veículos encontraram uma vantagem econômica em oito Estados brasileiros na última semana. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do biocombustível estava mais baixo do que o da gasolina nessas regiões, considerando a paridade de 70% entre os combustíveis.
Os Estados onde o etanol foi mais vantajoso foram Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Nesses locais, a paridade média entre o etanol e a gasolina ficou entre 57,17% e 69,24%, segundo o levantamento da ANP.
A paridade é calculada dividindo-se o preço do litro do etanol pelo preço do litro da gasolina. Quando esse valor é inferior a 70%, significa que o etanol está mais competitivo, pois rende cerca de 70% do que a gasolina em um motor flex. A vantagem pode variar de acordo com o modelo e a eficiência do veículo.
O etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar ou do milho no Brasil e tem menor impacto ambiental do que a gasolina, que é derivada do petróleo. O biocombustível também contribui para a geração de emprego e renda no setor sucroenergético, que é responsável por cerca de 1 milhão de postos de trabalho no País.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasil/Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil