Estudantes goianos são selecionados para intercâmbio nos EUA
Estudantes da rede estadual que representarão Goiás no Programa Jovens Embaixadores 2023 são de Cristianópolis e Goianésia
O Programa Jovens Embaixadores 2023 divulgou, na tarde da última quarta-feira (01/11), a lista dos selecionados para o intercâmbio de curta duração com destino aos Estados Unidos da América (EUA). Entre os 46 participantes, dois são estudantes da rede pública estadual de Goiás.
Nesta edição de 2023, os representantes de Goiás são os estudantes Mateus Silva de Oliveira, da 3° série do Ensino Médio, do Colégio Estadual José Pereira Faustino, do município de Cristianópolis; e, Michael Douglas Rodrigues, também da 3° série, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) José Carrilho, de Goianésia.
Após passarem no processo de seleção, realizarem as avaliações escritas e se destacarem na entrevista, os ‘jovens embaixadores’ goianos embarcam na experiência de conhecerem o país vizinho, adquirirem novos conhecimentos e aprenderem sobre a cultura inglesa.
Futuro brilhante
Mateus Silva de Oliveira é um jovem do município de Cristianópolis, daqueles que sentem prazer em estudar, aprender novas culturas, conhecimentos e experiências. Para ele, falar sobre o futuro não é difícil, já que, há algum tempo, ele se planeja e se prepara para os próximos anos de sua vida.
Aos 17 anos, Mateus já viveu muita coisa. Ele, que é órfão de pai e mãe, aprendeu a falar inglês na instituição onde mora atualmente e, através do seu desempenho, se tornou fluente na língua estrangeira. “Aqui (na instituição) tive pessoas que me ajudaram a aprender o Inglês por meio da leitura, escrita e da fala. Posso dizer que essas pessoas estão me ajudando a formar o meu futuro”, destaca.
Mateus não se destaca somente nos conhecimentos de Língua Inglesa, mas também nos componentes curriculares de Matemática, Química e Física. Por ser dedicado aos estudos, é ele quem ajuda os colegas da instituição nas tarefas escolares.
Para o mais novo jovem embaixador, participar do programa de intercâmbio foi e, está sendo, uma experiência muito gratificante. “Me sinto muito honrado por ter chegado aonde cheguei. Aprendi sobre o projeto e como tudo funciona, com isso, espero ajudar outros jovens a conquistarem seus sonhos”, ressalta.
Novas possibilidades
Já para o segundo jovem embaixador goiano desta edição de 2023, Michael Douglas, participar do programa é muito mais do que uma experiência de intercâmbio, mas, uma realização pessoal.
Para participar do programa, Michael contou com os incentivos da professora de Inglês do CEPMG José Carrilho, Amanda Cristina. Foi ela que apresentou o programa de intercâmbio e, depois, se tornou a responsável pelos incentivos diários ao aluno. “Em vários momentos eu pensei em desistir, mas ela estava lá me incentivando”, afirma.
O estudante de 17 anos, que também é fluente em Inglês, explica que aprendeu a falar a língua sozinho, mas recebeu o apoio de pessoas próximas durante todo o processo. Após saber do resultado, Michael conta que não imaginava passar nas avaliações do programa e que, agora, está muito feliz: “Eu mal acredito que passei, é uma sensação de felicidade.”
De acordo com ele, participar do ‘Jovens Embaixadores 2023’ está sendo uma experiência grandiosa e que, com certeza, vai marcar a sua vida. Michael, que é uma pessoa aberta a novos aprendizados e experiências, ressalta: “Sou muito grato pela oportunidade.”
Jovens Embaixadores
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado norte-americano que, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, com a parceria de todas as secretarias estaduais de Educação do país, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e outras instituições.
Para participar do intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos da América (EUA), os candidatos precisam: ser alunos do Ensino Médio da rede pública; ter boa fluência oral e escrita em Inglês; ser comunicativo, com perfil de liderança e iniciativa e estar engajado em iniciativas de empreendedorismo e ou de impacto social em suas comunidades.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Seduc-GO/Foto: Seduc