Bolsonaro critica Tarcísio e cita Caiado como candidato da direita a presidente em 2026
O governador de Goiás se opõe ao projeto da reforma tributária que divide Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, e recebe elogios do ex-presidente
O cenário político nacional está cada vez mais polarizado entre o governo de Lula e a oposição liderada por Bolsonaro. Mas, no meio dessa disputa, há um nome que vem ganhando destaque e projeção como possível candidato à Presidência da República em 2026: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Caiado, que é do partido União Brasil, tem se posicionado contra a reforma tributária que foi aprovada no Senado e que agora volta à Câmara dos Deputados. A proposta, que prevê a unificação de impostos federais, estaduais e municipais em um único tributo sobre o valor agregado, é vista por Caiado como prejudicial aos estados e à população mais pobre.
A reforma tributária também é alvo de críticas de Jair Bolsonaro, que já declarou que vai trabalhar para barrar o projeto na Câmara. O ex-presidente, que está inelegível por condenações no TSE, tem buscado um nome para apoiar nas próximas eleições. E Caiado pode ser esse nome.
Em entrevista à Rádio Gaúcha na última quinta-feira (16), Bolsonaro elogiou Caiado e o colocou como um dos possíveis presidenciáveis, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Bolsonaro disse que Caiado é um “excelente gestor” e que tem “uma visão muito boa do Brasil”.
Já Tarcísio de Freitas, que é do Republicanos, tem se mostrado favorável à reforma tributária. O governador paulista defende que o projeto vai simplificar o sistema tributário e estimular a economia. Essa posição, porém, tem gerado atritos com Bolsonaro, que chegou a dizer que Tarcísio “comete seus deslizes” politicamente.
Com isso, Caiado pode se beneficiar da cisão entre Bolsonaro e Tarcísio e se consolidar como uma alternativa viável para disputar o Palácio do Planalto em 2026. O governador goiano tem feito uma gestão bem avaliada em seu estado e tem articulado alianças com outros governadores do Centro-Oeste e do Nordeste.
Além disso, Caiado tem experiência política e parlamentar. Ele foi senador por três mandatos e deputado federal por quatro mandatos. Ele também é médico e produtor rural, o que lhe confere credibilidade junto aos setores da saúde e do agronegócio.
Alô Valparaíso/* Com as informações do O Hoje/Foto: Alan Santos/PR/Agência Brasil