
Valparaíso de Goiás lidera vacinação antirrábica na região sul do entorno
Cidade imunizou mais de 90% dos cães e gatos contra a doença que pode ser transmitida aos humanos
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses, realizou na semana passada a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A iniciativa colocou Valparaíso de Goiás em primeiro lugar na campanha de vacinação antirrábica entre as cidades do entorno sul, alcançando 92,30% da meta estabelecida.
A vacinação antirrábica de cães e gatos é a principal forma de proteger os animais contra a raiva e, consequentemente, de proteger as pessoas. A raiva é uma doença grave que afeta o sistema nervoso e pode levar à morte se não for tratada. A transmissão ocorre principalmente pela mordida de animais infectados, como cães, gatos, morcegos e macacos. Por isso, é essencial vacinar os animais domésticos todos os anos e evitar o contato com animais silvestres.
Quais são os sintomas da raiva em animais e humanos?
Nos animais, os sintomas da raiva podem variar de acordo com a fase da doença. Na fase prodrômica, que dura cerca de dois a três dias, o animal pode apresentar alterações comportamentais, como apatia, agressividade ou medo. Na fase furiosa, que dura cerca de quatro a cinco dias, o animal fica mais agressivo e inquieto, podendo atacar objetos ou pessoas. Ele também pode ter salivação excessiva, dificuldade para engolir e convulsões. Na fase paralítica, que dura cerca de dois a quatro dias, o animal perde o controle dos músculos da mandíbula e da garganta, ficando com a boca aberta e a língua pendente. Ele também pode ter paralisia dos membros e do corpo, entrando em coma e morrendo.
Nos humanos, os sintomas da raiva começam aproximadamente 45 dias após a mordida do animal infectado, já que o vírus precisa chegar no cérebro antes de provocar qualquer tipo de sintoma. Os primeiros sintomas incluem mal-estar geral, sensação de fraqueza, dor de cabeça, febre baixa e irritabilidade. No local da mordida também pode surgir algum desconforto, como a sensação de formigamento ou picadas. À medida que a doença se desenvolve, começam a aparecer outros sintomas relacionados com a função cerebral, como ansiedade, confusão, agitação, comportamento anormal, alucinações e insônia. Outros sintomas típicos são espasmos ao sentir água ou vento (hidrofobia) e dificuldade para engolir (aerofobia). Quando surgem sintomas relacionados com a função cerebral, geralmente a doença é fatal e, por isso, a pessoa pode ser internada no hospital apenas para fazer medicação diretamente na veia e tentar aliviar o desconforto.
A campanha de imunização anual é uma das bases do programa de vigilância da raiva recomendado pelo Ministério da Saúde.
“Estamos construindo uma cidade mais saudável e segura, e essa conquista é um passo importante nessa direção. Que esse resultado inspire mais ações notáveis em prol da saúde e do bem-estar da nossa comunidade”, ressaltou o secretário de Saúde Neomar Camelo.



Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom PMVG/Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF