Black Friday 2023 é um fracasso, com queda de 15,1% nas vendas online
Mercado Livre e Magalu têm resultados positivos, mas varejo em geral sofre com endividamento e descontos abaixo do esperado
A Black Friday 2023 foi um fracasso, com queda de 15,1% nas vendas online, segundo dados da Confi.Neotrust. O valor registrado foi de aproximadamente R$ 3,4 bilhões, representando o segundo pior desempenho da história do evento.
O pior desempenho das vendas do período foi em 2022, quando a queda representou entre 23% a 34% no segmento online.
As possíveis causas do desempenho ruim da Black Friday deste ano são o aumento no endividamento das famílias, além de descontos abaixo do esperado pelos consumidores.
O gasto médio por compra nesta Black Friday atingiu R$ 675,36, com uma estabilidade sobre 2022.
O Mercado Livre (MELI34) e Magazine Luiza (MGLU3) foram as exceções à regra. O Mercado Livre anunciou nesta última sexta-feira (24) que teve um crescimento anual de 80% nas vendas brutas (GMV) durante a Black Friday deste ano, marcando um recorde para a empresa.
Para a Magalu, a Black Friday foi a mais rentável da empresa, disse o vice-presidente de negócios do empresa, Eduardo Galanternick. Uma das estratégias utilizadas pela empresa foram as lives pelo Youtube, com influencers e celebridades, trazendo dois milhões de participantes.
Até o momento, a Magalu não divulgou os resultados da Black Friday de 2023.
Alô Valparaíso/* Com as informações do Terra/Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil