Google vai excluir contas inativas a partir desta sexta-feira; saiba como evitar
Usuários que não usaram suas contas do Google nos últimos dois anos podem perder seus dados e arquivos; veja como verificar se sua conta está inativa e como preservá-la
O Google vai começar a desativar algumas contas antigas a partir desta 6ª (1º/12). A exclusão inclui dados do Gmail, Google Fotos, Google Drive e todos os arquivos ligados ao e-mail de usuários com contas Google inativas. Conforme a Política de Contas da empresa, são consideradas inativas as contas que não foram utilizadas nos últimos dois anos e, por isso, estão mais suscetíveis a sofrer algum tipo de dano. Assim, o objetivo da medida é aumentar a segurança dos usuários e protegê-los de ameaças, como spam, phishing e hacking.
Inicialmente, a ação vai eliminar as contas que foram criadas, mas nunca foram usadas. A seguir, veja como saber se sua conta está inativa e entenda o que pode ser feito para preservá-la.
O que faz uma conta do Google ser considerada inativa?
Segundo a Política de Contas do Google, uma conta é considerada inativa caso não tenha sido utilizada nos últimos dois anos. No entanto, essa política se aplica somente às contas pessoais, ou seja, contas de instituições de ensino, empresas ou outras organizações não serão excluídas. Vale ressaltar que, antes de remover uma conta inativa, o Google vai enviar diversas notificações por e-mail — tanto para a conta do Google quanto para o e-mail de recuperação — para alertar o usuário sobre a exclusão.
Por que o Google está deletando contas inativas?
De acordo com o Google, a exclusão de contas inativas e seus conteúdos é uma medida para proteger os usuários contra ameaças à segurança digital. Isso porque os perfis que não são usados têm maiores chances de receber spam, golpes por phishing ou roubo de dados, já que geralmente não seguem padrões de segurança atualizados. Segundo a empresa, essas contas inativas não são supervisionadas e usam senhas simples, antigas ou reutilizadas, além de não terem autenticação de dois fatores — por isso,
são mais vulneráveis a invasões.
Como evitar que sua conta seja excluída?
Para evitar que sua conta seja excluída pelo Google, é preciso acessá-la pelo menos uma vez a cada dois anos. Caso você tenha recebido um aviso do Google sobre a exclusão da sua conta, você pode evitar que isso aconteça ao fazer login na sua conta do Google usando um navegador ou um aplicativo. Você também pode verificar se sua conta está ativa ou inativa na página Minha Conta (https://myaccount.google.com/), na seção Dados e personalização. Lá, você pode ver quais serviços do Google você usa e quais dados estão armazenados em cada um deles.
Se você quiser manter sua conta inativa, mas não quer perder seus dados, você pode fazer o download dos seus arquivos usando o Google Takeout (https://takeout.google.com/). Esse serviço permite que você escolha quais dados do Google você quer baixar em seu computador ou em outro serviço de armazenamento em nuvem. Você pode selecionar todos os dados ou apenas alguns serviços específicos, como Gmail, Google Fotos ou Google Drive. O download pode demorar alguns minutos ou horas, dependendo da quantidade de dados que você tem.
Outra opção é usar o Gerenciador de Contas Inativas (https://myaccount.google.com/inactive), um recurso que permite que você escolha o que acontece com sua conta caso ela fique inativa por um longo período. Você pode configurar um tempo limite para sua conta (de 3 a 18 meses) e adicionar até 10 pessoas para receberem uma notificação quando sua conta estiver prestes a ser excluída. Você também pode permitir que essas pessoas tenham acesso aos seus dados ou escolher excluir sua conta automaticamente.
Alô Valparaíso/* Com as informações do TechTudo/Foto: Canva