Farmácia em Valparaíso é interditada por vender produtos vencidos e usar carimbo falso de médico
Mais da metade dos produtos estavam fora do prazo de validade, colocando em risco a saúde pública
Uma farmácia localizada no bairro Marajó, em Valparaíso de Goiás, foi interditada na última quinta-feira (30/03) após uma operação conjunta do Procon Goiás, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. A ação foi desencadeada após denúncias de consumidores que relataram a venda de produtos vencidos no estabelecimento.
Durante a fiscalização, que durou mais de 10 horas, os fiscais constataram que mais da metade dos produtos expostos nas prateleiras estava fora do prazo de validade. Além disso, foram encontrados itens com indícios de adulteração das datas de vencimento.
Entre os produtos apreendidos estavam medicamentos, como analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios, além de latas de leite em pó, caixas de suplementos vitamínicos e itens de higiene pessoal, como sabonetes, shampoos e cremes dentais. Alguns dos produtos vencidos estavam com validade expirada desde 2019.
Carimbo falso
Durante a operação, os fiscais também descobriram um carimbo falso com o nome de um médico. O carimbo estava sendo utilizado para falsificar receitas médicas, o que configura crime de estelionato e pode colocar em risco a saúde dos consumidores.
Proprietário preso
O proprietário da farmácia foi preso em flagrante e conduzido à delegacia. Ele responderá pelos crimes de venda de produtos vencidos, falsificação de documentos e crime contra a saúde pública.
Interdição e multa
Em virtude das graves violações às normas de proteção ao consumidor e dos riscos à saúde pública, a farmácia foi totalmente interditada. O estabelecimento poderá enfrentar multas que variam de R$754 a 11 milhões, dependendo da gravidade e extensão dos danos, bem como do faturamento da empresa. A empresa terá um prazo de 10 dias para apresentar sua defesa.
Alô Valparaíso/* Com as informações d