Valparaíso completa 27 anos nesta quarta-feira
O aniversário de emancipação político administrativo de Valparaíso de Goiás é hoje, 15 de junho.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado, o município tem uma população estimada de 175.720 mil habitantes e uma densidade demográfica de 2.165,48 hab/km².
Financeiramente Valparaíso também se destaca, pois está entre os quinze maiores PIBs goianos com R$ 2.717.714,00, conforme resultado do Produto Interno Bruto de 2019. Essa colocação se deu ao forte investimento de grandes fábricas e setores no município, somente a indústria moveleira possui um agrupamento industrial com mais de 100 empresas do segmento.
A cidade pode ser jovem, mas já figura entre as 10 melhores cidades goianas para se viver. A classificação foi feita pelo portal Lugares Perfeitos Pelo Mundo, que utilizou o critério do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDM-M), desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2019. Os principais indicadores do Índice voltam-se para saúde/longevidade, educação e renda. O município obteve IDH-M de 0,746 (quanto mais perto de 1, melhor), em 10º lugar no ranking. Goiânia com 0,799, Ceres com 0,775 e Catalão com 0,766, encabeçam a lista.
A educação do município, onde atua a ex-BBB Jessilane como professora de biologia, vem se destacando em qualidade. Segundo o ranking de Indicadores dos municípios do Entorno do Distrito Federal, divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), a cidade está em 5º lugar de 19 municípios pesquisados. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, Valparaíso registra crescimento no conhecimento dos alunos na rede de ensino. A cidade também abriga vários centros universitários, sendo a primeira faculdade do Planalto Central, as Faculdades Integradas do Planalto Central, com o funcionamento do curso de Administração.
O Alô Valparaíso, jornal prata da casa, parabeniza a todos os moradores pelo dia de hoje. Nossa equipe segue orgulhosa em ter esta cidade como sua pauta principal. Parabéns, Valparaíso!
Redação Alô Valparaíso