
Aumento das passagens no Entorno preocupa usuários e gera críticas ao sistema de transporte
Reajuste é de 2,91%, e os novos preços devem começam a valer a partir desta quarta-feira (24)
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) anunciou um reajuste de 2,91% no valor das passagens de ônibus que circulam na região do Entorno do Distrito Federal. Os novos preços começaram a valer a partir desta quarta-feira (24).
O aumento tem causado preocupação entre os passageiros que dependem diariamente do transporte intermunicipal, como é o caso de Francisca e Maria, moradoras de Valparaíso de Goiás. Francisca relata que o reajuste vai pesar ainda mais no orçamento familiar, enquanto Maria chama atenção para a superlotação dos ônibus, que, segundo ela, piora a qualidade do serviço prestado.
Para o economista e especialista em transporte público Wesley Ferro Nogueira, o modelo atual, sem subsídios, prejudica os usuários. Ele defende que, assim como ocorre no Distrito Federal, o sistema do Entorno também precisa de apoio financeiro do poder público para garantir tarifas mais acessíveis e melhor infraestrutura.
Segundo Nogueira, a criação de um consórcio interfederativo entre os governos de Goiás e do DF seria uma solução viável para equilibrar os custos operacionais, evitar reajustes frequentes e melhorar a qualidade do serviço oferecido à população.
Leia também
Alô Valparaíso/* Com as informações do R7 | Foto: Divulgação/Semob-DF