A ‘bancada da bala’ que Bolsonaro quer no Senado em 2026
Apesar de estar em prisão domiciliar desde agosto, o ex-presidente já desenhou o futuro político de três aliados
Os deputados federais Marcel van Hattem (Novo-RS), Ubiratan Sanderson (PL-RS) e Guilherme Derrite (PP-SP) têm uma coisa em comum: as pré-candidaturas ao Senado apoiadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a atuação em temas relacionados à segurança pública.
Apesar de estar em prisão domiciliar desde agosto, o ex-presidente já desenhou o futuro político desses três aliados. Cada um sairá ao Senado pelo seu respectivo estado.
Aliados dos três alegam que eles formam hoje uma das principais frentes no Congresso Nacional de combate ao crime organizado e defesa da segurança pública. A partir de 2027, eles consideram que essa frente será consolidada no Senado.
No caso do Rio Grande do Sul, a dobradinha será entre o PL e o Novo. Em São Paulo, Derrite ainda é o único nome definido até o momento, mas com a garantia de que será o “candidato do Bolsonaro”.
A segunda vaga ainda não foi definida, mas pode ser ocupada pelo deputado Marco Feliciano (PL), o vice-prefeito de SP, Mello Araújo (PL), ou o vereador Renato Bolsonaro (PL), irmão do ex-presidente.
Alô Valparaíso/* Com as informações do R7 | Foto: Rosinei Coutinho/STF


