Voçoroca em Valparaíso: Cratera de 500 metros preocupa autoridades
Semad-GO aponta falhas na drenagem e Defesa Civil elabora plano emergencial para conter erosão
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) identificou que as redes de drenagem na área onde surgiu uma cratera de aproximadamente 500 metros em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, não são suficientes para garantir o escoamento adequado da água. O problema tem provocado soterramento de nascentes às margens da BR-040 e de cachoeiras próximas. O fenômeno erosivo, conhecido como voçoroca, vem se formando ao longo de cerca de duas décadas, resultado das chuvas, do crescimento urbano e do escoamento de água proveniente do Distrito Federal. Recentemente, parte da cratera foi tampada com pedras para tentar conter o avanço da erosão.
De acordo com a Semad-GO, foram identificados dois processos erosivos distintos: um de maior proporção, margeando a BR-040 e próximo às nascentes, e outro localizado atrás do estacionamento do Brasil Center Shopping. O município foi notificado a apresentar informações sobre a responsabilidade pelo sistema de drenagem de águas pluviais na região, além de elaborar um projeto de recuperação das nascentes com alternativas de canalização que reduzam a velocidade do escoamento superficial. Também deverá ser entregue relatório descritivo das medidas já adotadas para remediar os danos.
A gravidade da situação levou a Defesa Civil Municipal, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a realizar uma vistoria técnica na última sexta-feira, 7 de novembro. O objetivo foi elaborar um plano de contingência com medidas emergenciais para reduzir os riscos durante o período chuvoso. Técnicos avaliaram o avanço da erosão, a estabilidade do solo e os impactos imediatos para a rodovia e áreas próximas. Como medida preventiva, uma rua próxima ao shopping já foi interditada para garantir a segurança de motoristas e moradores.
Alô Valparaíso/* Com as informações do Metrópoles | Foto: Reprodução/Semad-GO


