Caminhada liderada por Nikolas Ferreira de MG a Brasília reúne aliados de Bolsonaro
Deputado do PL percorre cerca de 240 km com apoio de parlamentares e simpatizantes
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) lidera uma caminhada de aproximadamente 240 quilômetros entre Minas Gerais e Distrito Federal, reunindo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional e apoiadores do movimento.
A mobilização, que entrou no terceiro dia nesta quarta-feira (21), tem como pauta pedidos de “justiça” e “liberdade” a Bolsonaro e os condenados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023, segundo os organizadores.
“Esta caminhada nasce não apenas como um clamor por justiça a casos concretos, mas como um chamado à consciência nacional, para reavivar no brasileiro a esperança, a coragem de fazer o que é certo e a disposição de enfrentar e derrotar o mal que tenta se normalizar entre nós”, disse Nikolas ao justificar a realização da caminhada.
“O povo brasileiro encontra-se inerte, não apenas pelo medo, como muitos acreditam, mas por um estado de paralisia psicológica construído de forma deliberada e intencional. Dito isso, este ato é uma etapa pela liberdade e pelo tratamento digno aos presos do dia 8 de janeiro, que foram submetidos a violações de direitos humanos e de garantias fundamentais. E também ao Jair Bolsonaro, Filipe G. Martins, Coronel Naime e tantos outros que sofrem dos mesmos abusos processuais”, acrescentou o deputado.
Entre os deputados que participam da marcha, estão Carlos Jordy (PL-RJ), Magno Malta (PL-ES), Maurício do Vôlei (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO) e André Fernandes (PL-CE), além do ex-vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente. O grupo percorre trechos da BR-040, principal eixo da caminhada.
Durante o trajeto, os participantes já enfrentaram períodos de chuva, mas também receberam apoio de simpatizantes. Em um dos pontos do percurso, um frigorífico em Goiás ofereceu alimentação a Nikolas e os demais. Há ainda carros de apoio responsáveis pelo transporte de frutas e água mineral.
Relatos nas redes sociais mostram a presença de três helicópteros sobrevoando o percurso ao longo dos últimos dias. Segundo os organizadores, o deslocamento segue sendo monitorado por equipes de apoio logístico.
Nos primeiros dias, Nikolas e outros parlamentares dormiram em postos de combustíveis e em uma lanchonete cedida por apoiadores ao longo da rodovia. A previsão é que o trajeto seja concluído até o próximo domingo (25), quando Nikolas deve promover um ato no centro de Brasília com os apoiadores.
Nas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicaram mensagens de apoio à mobilização.
Alô Valparaíso/* Com as informações do R7 | Foto: Reprodução/Ascom Nikolas


