Força-tarefa da Saneago reduz vazamentos ocultos em Valparaíso de Goiás
Equipes de campo identificaram 128 vazamentos ocultos na rede e 38 vazamentos em kits de ligação que vinham desperdiçando milhares de litros por dia sem que os moradores percebessem
O sistema Morada Nobre, em Valparaíso de Goiás, passa por uma reestruturação contra as perdas de água. Em uma força-tarefa realizada nos últimos meses, as equipes de campo da Saneago identificaram 128 vazamentos ocultos na rede e 38 vazamentos em kits de ligação (padrões de água) que vinham desperdiçando milhares de litros por dia sem que os moradores percebessem.
Além das escavações e reparos nas ruas, ramais foram substituídos e kits antigos deram lugar a novas tubulações em Pead azul, mais resistentes e seguras.
Os resultados já aparecem nos indicadores operacionais: a perda por ligação caiu cerca de 23,6% entre julho e outubro; o volume de perdas recuou de aproximadamente 76,7 mil m³ para 58,6 mil m³ no mesmo período; representando uma redução média de 7%, saindo de perdas estimadas em 35% para agora 28%.
O sistema possui mais de 15 mil ligações e responde por cerca de 20% de todo o volume produzido no distrito.
“Cada vazamento que a gente elimina é água que volta para o reservatório e chega com mais pressão na casa do cliente”, destaca o gerente de Valparaíso, Alison Servoli.
A equipe atua nas frentes de serviço com sinalização, caminhões e máquinas para garantir segurança e agilidade nas intervenções. O combate às perdas também contribui diretamente para o meio ambiente, evitando o desperdício de água tratada e reduzindo o custo de produção.
A Saneago reforça que o trabalho em Valparaíso continua: novas inspeções serão realizadas em ruas, calçadas e padrões de entrada dos imóveis, com foco em localizar e eliminar vazamentos ocultos, garantindo mais eficiência ao Sistema Morada Nobre e mais segurança hídrica para a população.

Alô Valparaíso/* Com as informações da Saneago | Foto: Saneago


