SAMU 192: saiba quando acionar o serviço de urgência
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência presta socorro imediato em domicílios, vias públicas e unidades de saúde
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar o mais rápido possível em situações de urgência e emergência. O atendimento tem início em uma chamada telefônica para o número 192. As vítimas atendidas pelo SAMU podem ter agravos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.
O serviço fornece orientações a distância, regulação médica e o envio de unidades móveis tripuladas com equipes capacitadas — como ambulâncias, motolâncias, ambulanchas e aeromédicos — para prestar atendimento no local da ocorrência. As Centrais de Regulação recebem chamadas a qualquer hora do dia e as unidades realizam atendimento em domicílios, vias públicas e unidades de saúde.
A partir da chamada telefônica, os técnicos auxiliares coletam as primeiras informações sobre a vítima e sua localização e encaminham a ligação para o Médico Regulador. Esse profissional vai identificar a emergência e pode passar orientações de saúde e, quando necessário, acionar unidades móveis. Mas afinal, quando acionar o serviço do SAMU 192?
QUANDO CHAMAR O SAMU 192
- Problemas cardiorrespiratórios;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Queimaduras graves;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
- Acidentes ou traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Ferimento por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento ou desabamento com vítimas;
- Crises convulsivas;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
QUANDO NÃO CHAMAR O SAMU 192
- Febre prolongada;
- Dores crônicas;
- Vômito e diarreia;
- Cólicas renais;
- Dor de dente;
- Troca de sonda;
- Corte com pouco sangramento;
- Entorses;
- Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
- Transporte para consulta médica ou para realizar exames;
- Transporte de óbito.
Nos casos sem características de urgência ou emergência, ou mesmo em urgências de baixa complexidade, o paciente pode receber atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Alô Valparaíso/* Com as informações do Ministério da Saúde./ Foto: Divulgação Prefeitura de Valparaíso de Goiás