Mais de 21,3 mil pontos de internet do Wi-Fi Brasil são instalados
Desse total, 76,2 % estão em escolas. Regiões Norte e Nordeste foram as mais beneficiadas
O Programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom), já instalou, até dezembro deste ano, 21,3 mil pontos de internet gratuita banda larga via satélite e por conexões terrestres em todo o país. No total, a iniciativa beneficia mais de 11 milhões de brasileiros em cerca de 3,2 mil cidades. Desse total, 16.195 conexões (76,2%) foram instaladas em escolas e quase 70% (14.824) dos pontos de internet estão localizados em áreas rurais.
“O Wi-Fi Brasil tem como um dos seus grandes objetivos conectar todas as escolas públicas de ensino básico no país. Por isso, nosso programa vem atender essas comunidades e populações que se encontram isoladas e deficientes de infraestrutura alternativa terrestre”, ressaltou a secretária Nacional de Telecomunicações, Nathalia Lobo.
O Wi-Fi Brasil instala gratuitamente antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, além de telecentros comunitários, por exemplo. São todos pontos de acesso com velocidade de conexão que varia entre 10 e 20 megabites por segundo, para conexões via satélite.
As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra, a 36 mil quilômetros de distância. Desenvolvido pelo MCom, o programa é realizado com a parceria operacional da Telebras.
Atendimento
A maior parte dos pontos de internet está nas regiões Norte e Nordeste. No total, são 396 cidades (88%) do Norte que recebem a cobertura do Wi-Fi Brasil com 6,2 mil pontos. Já no Nordeste, 86% dos municípios (1.154) somam mais de 11 mil pontos de internet. “Essas regiões merecem uma atenção redobrada para que possam ofertar um ensino de qualidade e desenvolvimento para as crianças”, contou Nathalia Lobo.
A secretária reforçou que Norte e Nordeste são prioritárias para a política pública de conectividade por possuírem os indicadores mais baixos de uso da internet no país, de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2021, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Sudeste (2.442 pontos de internet), Centro-Oeste (857) e Sul (664) completam a lista.
Como solicitar o serviço
Para solicitar o serviço, basta acessar o link “obter conexão de internet GESAC” e preencher o formulário. O atendimento às solicitações depende de análise técnica, além de disponibilidade contratual e financeira. Caso o pedido seja aprovado, o tempo estimado para prestação do serviço é de 60 dias a 90 dias. Para informações ou dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (61) 2027.6403, ou pelo e-mail: conectividade@mcom.gov.br.
No total, a iniciativa beneficia mais de 11 milhões de brasileiros em cerca de 3,2 mil cidades – Foto: Pablo Le Roy/MCom
Alô Valparaíso/* Com as informações do Ministério das Comunicações/Foto: Pablo Le Roy/MCom