Alerta de Temporal em Goiás: Chuvas Intensas e Rajadas de Vento Previstas
Cimehgo emite aviso sobre condições meteorológicas severas para os próximos dias
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) divulgou um alerta de temporal para o estado de Goiás, antecipando dias de chuvas intensas, acompanhadas por rajadas de vento e incidência de raios. De acordo com o boletim, espera-se que várias regiões enfrentem chuvas com volumes entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, o que representa a média de precipitação de quatro dias, além de ventos que podem ultrapassar os 60 km/h.
As áreas central e sudoeste do estado estão sob maior vigilância, com previsões que apontam para acumulados superiores a 50 mm/dia. Cidades como Jataí, Rio Verde e Rubiataba estão na lista dos municípios com maior probabilidade de serem afetados severamente pelo mau tempo.
André Amorim, gerente do Cimehgo, atribui a mudança climática à aproximação de uma frente fria que tem se movido em direção ao estado. “Essa frente fria vai moderar as temperaturas e reduzir os efeitos da onda de calor. Esperamos chuvas mais intensas durante o fim de semana, estendendo-se até segunda-feira. Posteriormente, as regiões devem experimentar pancadas isoladas de chuva”, explica Amorim.
Ele também prevê uma queda nas temperaturas durante o fim de semana, com máximas rondando os 30°C. Após este período chuvoso, é esperado que o calor retorne, porém de maneira mais suave.
Amorim alerta para os perigos associados ao temporal, como alagamentos e quedas de árvores. “É crucial manter-se vigilante. Em caso de tempestade, busque abrigo em locais seguros. Evite atravessar áreas inundadas e não se exponha ao ar livre, tendo em vista o risco das rajadas de vento causarem quedas de árvores”, recomenda o gerente do Cimehgo.
Alô Valparaíso/* Com as informações do g1/Foto: Canva