Alerta laranja: DF e Entorno enfrentam baixa umidade e calor intenso
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar pode chegar a 15% nos horários mais críticos do dia
O clima seco e quente voltou a predominar no Distrito Federal, que entrou em alerta laranja nesta terça-feira (19/9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar pode chegar a 15% nos horários mais críticos do dia, enquanto as temperaturas podem atingir 34ºC em algumas regiões.
O alerta laranja significa que há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade do ar fique entre 50% e 60% para o bem-estar humano.
As chuvas que caíram no fim de agosto e no começo de setembro foram insuficientes para amenizar o cenário típico desta época do ano. De acordo com o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, o DF não está na área afetada pela onda de calor extremo que atinge outros estados do país.
“O que estamos vivendo agora é o normal para o fim do inverno e início da primavera, com temperaturas máximas entre 32ºC e 34ºC, e poucas nuvens no céu”, explica Heráclio. Ele acrescenta que as chuvas regulares devem retornar somente em outubro.
Enquanto isso, os moradores do DF devem adotar medidas de prevenção e cuidado, como beber bastante líquido, usar filtro solar e evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e 16h, período em que o calor e a secura são mais intensos.
Alô Valparaíso/* Com as informações do Correio Braziliense/Foto: Arquivo/Agência Brasil