Alexandre Baldy defende criação da Região Metropolitana do Entorno como proposta para o Senado
Medida proposta por Baldy ainda enquanto ministro, atualmente em tramitação no Congresso, vai facilitar ações e parcerias dos governos de Goiás e do Distrito Federal para atender municípios que ficam na região do entorno
Em entrevista ao Portal Metropolitano de Comunicação, de Valparaíso de Goiás, na sexta-feira (16), o candidato ao Senado Alexandre Baldy (PP) reforçou a importância da aprovação da Medida Provisória que cria a “Região Metropolitana do Entorno”. A lei, que atualmente tramita no Congresso Nacional, teve elaboração liderada por Baldy ainda enquanto ministro das Cidades, em 2018. Ele garantiu que vai acelerar a aprovação do projeto quando estiver no Senado Federal para garantir mais atenção e atendimento das necessidades das pessoas que moram nesses municípios.
A proposta do candidato com essa ‘federalização’ da região é integrar o recebimento de recursos federais para custeio de despesas básicas do Entorno como Segurança, Saúde e Educação. “Esses recursos federais seriam a solução para diversos problemas que a região enfrenta. É um compromisso que assumo caso seja eleito senador. É um dos meus projetos mais consistentes. Venho trabalhando com ele desde quando era ministro [das Cidades]”, destaca.
Com esse projeto aprovado, os municípios como Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas e Formosa serão atendidos conforme a possibilidade dos governos locais coordenarem as ações e investimentos locais. Os estados poderão firmar convênio para captar recursos e fazer uma única licitação para uma obra comum, por exemplo, simplificando esforços e reduzindo gastos.
Atualmente, o entorno da capital federal abriga a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), que abrange quatro cidades de Minas Gerais e 29 de Goiás. Geralmente, as regiões metropolitanas ficam em um só estado. A Medida Provisória 862, no entanto, abre uma exceção para o DF, que poderá criar a região metropolitana com municípios limítrofes de outros estados.
Baldy ainda completa. “Não adianta ficarmos discutindo os problemas e de quem é a responsabilidade. Temos que discutir as soluções. E solução é recurso. O Recurso precisa vir do governo federal. Por isso, federalizar a região é a melhor alternativa para resolver diversos problemas do povo dessa região que todos os dias precisam se humilhar para usar o transporte público ou conseguir uma vaga na Saúde, só porque vive num estado, atravessa a BR e trabalha em outro”, defende o candidato.
Alô Valparaíso/Foto: Divulgação