Altas temperaturas acendem alerta para bom uso da água tratada
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt), em um banho de 5 minutos no chuveiro, são consumidos cerca de 30 litros de água
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais de 180 municípios goianos estão sob o alerta de grande perigo devido as altas temperaturas. Além disso, todos os municípios estão em estado de alerta devido à baixa umidade relativa do ar.
A onda de calor faz com que o consumo de água tratada aumente. Por isso, a Saneago reforça a necessidade do consumo consciente. As dicas do cotidiano devem ser lembradas também na hora de aplacar o calor com uma ducha, regar as plantas, dar um banho no cachorro, lavar o quintal.
Abrir menos a torneira, usar um regador em vez de mangueira, dar banho no cãozinho em uma bacia ajudam na economia do consumo de água e na redução do valor da fatura ao final do mês.
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt), em um banho de 5 minutos no chuveiro elétrico, são consumidos cerca de 30 litros de água. Para quem tem filhos pequenos, às vezes só um banho de mangueira acalma a criançada. Mas a alegria tem um custo bem maior que o chuveiro, com 60 litros de água consumidos nos mesmos 5 minutos. Regar as plantas e o banho no cachorro com mangueira têm o mesmo consumo.
Estiagem
Vale lembrar que estamos em pleno período de estiagem. Apesar de os sistemas de abastecimento de água da Saneago estarem operando dentro da normalidade e a quantidade de água nos mananciais serem suficientes para manter os sistemas operando em 100%, ainda é época de cautela no consumo.
A Saneago lançou a campanha A Água é de Todos, A Responsabilidade Também, que visa conscientizar a população para juntar-se aos esforços da companhia para o consumo consciente e combater o desperdício de água. Para conferir os vídeos e ações da campanha, entre no canal da Sanego no YouTube.
A Turma do Banja e Sato continua a todo vapor, trazendo dicas de como não esbanjar e ser sensato na utilização dos sistemas de água e de esgotamento sanitário, preservando a saúde financeira e a do meio ambiente também. Confira as dicas de consumo consciente no www.saneago.com.br/dicas/.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Saneago/Foto: Saneago