Após articulação do poder executivo municipal de Valparaíso e da AMAB, Ronaldo Caiado sanciona criação da Região Metropolitana do Entorno do DF
Texto prevê a cooperação interfederativa entre os governos municipais, de Goiás, do Distrito Federal e da União
A Região Metropolitana do Entorno do DF (RME) foi sancionada pelo Governo Estadual nesta quinta-feira (05/01). Após articulação do poder Executivo de Valparaíso de Goiás, por meio do prefeito Pábio Mossoró, que também é presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), o governador do estado Ronaldo Caiado aprovou o texto legal da lei complementar nº 181.
O texto prevê a cooperação interfederativa entre os governos municipais, de Goiás, do Distrito Federal e da União, com objetivo de buscar soluções definitivas a problemas de mobilidade urbana, saúde, saneamento, destinação de resíduos sólidos, entre outros.
O projeto foi redigido após reuniões com representantes dos municípios que fazem parte da RME, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Uma audiência pública foi realizada para esclarecer detalhes sobre a criação da região metropolitana.
“Fico feliz com a criação e pela sanção estadual da RME. Agora poderemos trabalhar e agir em prol de toda essa comunidade do entorno e trazer mais qualidade de vida a todos”, disse o prefeito Pábio Mossoró.
Alô Valparaíso/* Com as informações da SECOM-PMVG/Foto: SECOM-PMVG