Audiência pública discute combate à carne clandestina em Valparaíso de Goiás
Evento reuniu autoridades e representantes de órgãos públicos envolvidos na fiscalização e na prevenção do consumo de produtos de origem animal impróprios
Na manhã desta quinta-feira (23), o Ministério Público de Goiás (MPGO), em parceria com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), realizou uma audiência pública sobre o combate à venda de produtos de origem animal impróprios ao consumo. A iniciativa faz parte do programa “Goiás contra a Carne Clandestina”, que visa coibir o transporte e a comercialização ilegal de carnes bovina e suína no estado e no país.
O evento contou com a participação de autoridades e representantes de órgãos públicos envolvidos na fiscalização e na prevenção do consumo de carne clandestina, como a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), as Polícias Civil e Militar, além de Vigilâncias Sanitárias municipais.
O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, que esteve presente na audiência, a convite do MPGO, destacou o compromisso do governo municipal em criar um serviço de inspeção municipal, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, para conscientizar os produtores rurais sobre a procedência dos alimentos e garantir a qualidade do produto que chega à mesa do consumidor.
“A audiência pública foi muito produtiva para discutir esse tema de extrema importância, que é a questão da carne clandestina. Queremos oferecer mais segurança alimentar para a nossa população e evitar os riscos à saúde pública que esse tipo de carne pode causar”, afirmou o prefeito.
A promotora Dra. Oriane Graciani de Souza, que coordenou a audiência, explicou que o objetivo foi instruir a população sobre os perigos do consumo da carne clandestina e também os proprietários de estabelecimentos comerciais, açougues, restaurantes, sobre o risco de fornecer esse tipo de carne que pode contaminar as pessoas e causar doenças.
“Essa é a primeira fase do programa Goiás Contra a Carne Clandestina, que tem um cunho preventivo. A ideia é sensibilizar a sociedade para que se conscientize acerca dos riscos do consumo da carne clandestina e também os comerciantes, para que cumpram as normas sanitárias e evitem as penalidades previstas em lei”, disse a promotora.
Saiba Mais
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom PMVG/Foto: Secom PMVG