Banco de Sangue do Hugol precisa de doações com urgência
Déficit de aproximadamente 150 bolsas em relação ao considerado seguro para o atendimento preocupa unidade do Governo de Goiás, que reforça mobilização de doadores neste início de ano
O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) alerta a população para a situação crítica dos estoques da unidade neste mês de janeiro.
Atualmente, a unidade do Governo de Goiás enfrenta um déficit de cerca de 150 bolsas de sangue em relação ao volume considerado seguro para o atendimento assistencial, o que torna urgente a mobilização de doadores de todos os tipos sanguíneos.
De acordo com o supervisor do Banco de Sangue do Hugol, Wilson Moreira, o início do ano é historicamente marcado por uma queda significativa no número de doações, cenário intensificado pelo período de férias, quando muitas pessoas viajam ou adiam a ida aos hemocentros, enquanto a demanda hospitalar permanece elevada.
Segundo o supervisor, o aumento da necessidade transfusional pressiona diretamente os estoques e pode comprometer a agilidade no atendimento de casos graves.
“Durante o período chuvoso, há maior incidência de acidentes de trânsito, o que se soma ao alto consumo de bolsas de sangue da unidade, especialmente em razão da realização de cirurgias cardíacas, tornando essencial o reforço imediato do estoque”, ressalta.
Doar sangue é um gesto simples, seguro e rápido, que pode representar a diferença entre a vida e a morte para pacientes internados. Todo o processo é realizado com materiais descartáveis, garantindo total segurança e sem risco de contaminação para o doador, reforçando a importância da solidariedade da população neste momento de estoque crítico.
Onde e como doar
As doações podem ser realizadas no Banco de Sangue do Hugol, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e 30 minutos, e aos sábados, das 7 às 12 horas.
Podem doar pessoas em boas condições de saúde, com peso superior a 50 kg, idade entre 18 e 69 anos, que estejam descansadas e alimentadas — evitando alimentos gordurosos até três horas antes da doação —, que não estejam gripadas, resfriadas ou febris, não tenham feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há menos de um ano, não tenham realizado procedimentos endoscópicos nos últimos seis meses.
Também é exigido que não estejam em uso de antibióticos ou antifúngicos (ou tenham aguardado 14 dias após o término do uso), não apresentem evidências clínicas ou laboratoriais de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, não tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, nem ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol pelo telefone ou WhatsApp (62) 3995-5400.
Banco de Sangue do Hugol reforça mobilização de doadores de todos os tipos sanguíneos diante do estoque crítico registrado neste início de ano.

Alô Valparaíso/* Com as informações da SES-GO | Foto: Idtech e Iron Braz


