Bancos retomam consignado do INSS após Conselho da Previdência subir teto de juros a 1,97%
Taxa ficou acima da defendida pelo Ministério da Previdência, mas se encaixa no ‘meio-termo’ acordado com a Casa Civil e a Fazenda
Após a alteração do teto de juros para empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), anunciada na última terça-feira (28), parte dos bancos brasileiros confirmou a retomada das operações na modalidade. A linha de crédito é destinada a aposentados e pensionistas e libera empréstimos com juros mais baixos tanto na modalidade convencional quanto para o cartão de crédito atrelado ao benefício social. Entre os bancos que já anunciaram a retomada dos empréstimos estão o Bradesco, Banco do Brasil, Santander Brasil, Banco PAN e PagBank PagSeguro. Já o Itaú Unibanco afirmou que ainda está avaliando a possibilidade de voltar a conceder empréstimos da linha.
A Caixa Econômica Federal informou que ainda aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS para retomar a oferta do crédito, que deve ter uma taxa média de 1,87% ao mês. O Daycoval é outro banco que voltará a conceder empréstimos após a publicação da normativa. Na semana passada, o teto do consignado havia passado de 2,14% para 1,70% ao mês. No entanto, após os bancos suspenderem a concessão de novos consignados, em reunião com o governo, a taxa de juros foi reposicionada em 1,97% ao mês.
Alô Valparaíso