Barcelona é investigado pela Uefa e pode ser banido da Liga dos Campeões
O clube catalão, que já está sob a mira da Justiça espanhola, soma cinco títulos da principal competição de clubes da Europa
O Barcelona está sob risco de ser banido da Liga dos Campeões após ser acusado de realizar pagamentos de milhões de euros à empresa do árbitro José María Enríquez Negreira. A Uefa anunciou nesta quinta-feira, 23, que abrirá uma investigação sobre o caso, chamado de “Caso Negreira”, e pediu ao comitê disciplinar que apure a potencial violação de regras cometidas pelo clube catalão. O Barcelona já está sendo investigado pela Justiça por corrupção no esporte, gestão fraudulenta e falsificação de documentos.
Documentos judiciais mostram que o clube pagou 7,3 milhões de euros à empresa de Negreira entre 2001 e 2018. O Barcelona não nega os pagamentos, mas diz que foram realizados para obter relatórios técnicos sobre árbitros e não para obter vantagens ou influenciar decisões dentro de campo. Por enquanto, a investigação está em andamento e não há punições definidas.
Caso sejam apresentadas provas de que houve manipulação, a Uefa pode excluir o Barcelona de suas competições por um ano e abrir um processo disciplinar. Com vaga praticamente garantida na próxima edição da Liga dos Campeões, o time está na liderança do Campeonato Espanhol com 68 pontos, 12 acima do vice-líder Real Madrid e 23 acima do quarto colocado Betis. Faltam 12 rodadas para o fim da competição.
Alô Valparaíso