Barranquilla não será mais sede dos Jogos Pan-americanos de 2027
A cidade colombiana não cumpriu as exigências contratuais e foi desclassificada pela Panam Sports. A nova sede ainda não foi definida
Uma notícia surpreendente abalou o mundo esportivo nesta quarta-feira (3/1). A Panam Sports, entidade responsável pelos Jogos Pan Americanos, anunciou que Barranquilla, na Colômbia, não será mais a sede da edição de 2027 do evento. O motivo foi o não cumprimento de diversas cláusulas do contrato assinado entre as partes.
Segundo um comunicado da Panam Sports, as autoridades colombianas pediram uma prorrogação do prazo para cumprir as obrigações estabelecidas no contrato, que venceria em 30 de dezembro de 2023. A entidade concedeu um mês a mais, até 30 de janeiro de 2024, mas mesmo assim não houve avanço nas questões pendentes.
Diante disso, a Panam Sports decidiu retirar Barranquilla como sede dos Jogos Pan Americanos de 2027, alegando que a decisão foi tomada “pensando no futuro máximo do evento multidesportivo das Américas e dos atletas do Continente”. A nota não especificou quais foram as cláusulas descumpridas pelos colombianos.
Agora, a Panam Sports terá que escolher uma nova cidade para sediar os Jogos de 2027, que reunirão cerca de 6 mil atletas de 41 países em diversas modalidades. Ainda não há uma data definida para o anúncio da substituta. O Brasil é um dos candidatos a receber os Jogos de 2031, em São Paulo.
Alô Valparaíso/* Com as informações do Correio Braziliense/Foto: Canva