Boletim de pacientes na rede estadual: como funciona o serviço que facilita a comunicação entre médicos e familiares
Ferramenta disponível no portal Expresso garante visualização rápida utilizando somente o número do prontuário do paciente e senha. Mais de 400 mil logins já foram registrados
A ferramenta digital permite que amigos e familiares de pacientes internados em hospitais públicos de Goiás possam acompanhar o estado de saúde pelo celular ou computador, com segurança e praticidade.
Quem tem um familiar ou amigo internado em um hospital público de Goiás sabe como é difícil obter informações sobre o estado de saúde do paciente, principalmente em tempos de pandemia. Pensando nisso, o Governo de Goiás lançou, em abril do ano passado, uma ferramenta digital que permite o acesso rápido e atualizado ao boletim médico pelo próprio celular ou computador.
O serviço, chamado Boletim de Pacientes na Rede Estadual, está disponível no Portal Expresso, do Governo de Goiás, e já ultrapassa 400 mil logins desde o lançamento. Para utilizar a ferramenta, basta ter o número do prontuário e a senha do paciente, que devem ser solicitados na unidade de saúde onde ele está internado.
A superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Luiselena Esmeraldo, explica que o sistema foi desenvolvido em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Gerência de Governo Digital (Gegov), da Secretaria-Geral de Governo (SGG).
“O serviço tem uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, o que permite uma experiência amigável e sem burocracias, acessível de qualquer lugar e a qualquer momento”, afirma.
O boletim médico é emitido diariamente pelos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento do paciente e contém informações sobre o diagnóstico, o tratamento e a evolução clínica. A ferramenta digital garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações, sem abrir mão da simplicidade e objetividade.
O serviço é válido para todos os hospitais de referência da rede própria da SES-GO, na capital e no interior. O acesso ao portal Expresso pode ser feito no site da SES-GO, das demais pastas estaduais, ou no próprio portal. Para acessar diretamente a ferramenta de consulta aos dados do paciente, acesse o link.
Alô Valparaíso/* Com as informações da SES-GO/Foto: Julianna Adornelas