Bolsonaro tem 42,9% e Lula 36,6% em cenário de primeiro turno, aponta Futura/Apex
Levantamento mostra vantagem do ex-presidente sobre o atual mandatário, apesar da inelegibilidade
A pesquisa Futura Inteligência/Apex Partners divulgada nesta terça-feira, 11 de novembro, indica que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera um dos cenários simulados para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2026. Segundo o levantamento, Bolsonaro aparece com 42,9% das intenções de voto, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 36,6%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), figura com 9,1%. Outros 8,5% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 2,9% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, com 2.000 eleitores de 16 anos ou mais, distribuídos em 898 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
Apesar de seu nome constar na simulação, Jair Bolsonaro está inelegível desde 2023, em decorrência de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em setembro de 2025, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento em tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A condenação pode estender sua inelegibilidade até o ano de 2060.
Além do cenário envolvendo Bolsonaro, Lula e Caiado, o levantamento também avaliou outros cinco cenários de disputa entre o atual presidente e possíveis adversários. Os dados completos da pesquisa incluem variações de nomes e percentuais, com destaque para o desempenho de Lula em simulações com Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ratinho Jr. e Michelle Bolsonaro.
Alô Valparaíso/* Com as informações da CNN Brasil | Foto: Reprodução


