Brasil bate Colômbia e avança à 2ª fase do Mundial de Vôlei Feminino
De olho na liderança, país enfrenta Japão na sexta e China no sábado
A seleção brasileira feminina de vôlei emplacou a terceira vitória seguida no Mundial de Vôlei em Arnhem (Holanda) e se classificou antecipadamente à segunda fase da competição. Nesta quarta-feira (28) as brasileiras derrotaram as colombianas por 3 sets a 0 (parciais de 25/14, 25/12 e 25/20). O Brasil ocupa o segundo lugar no Grupo G, atrás da líder China. A chave tem ainda República Tcheca, Argentina, Colômbia, já derrotadas pela seleção brasileira.
A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães terá ainda mais dois jogos para melhorar a pontuação e chegar à liderança da chave D ao final da primeira fase. Na sexta (30) o Brasil encara o Japão às 9h15 (horário de Brasília), e no mesmo horário no sábado (1º de outubro) enfrenta a China.
O melhor desempenho em quadra hoje foi da ponteira Gabi, com 19 pontos, sendo 15 de ataque, três de saque e um de bloqueio. Outros destaques foram as jogadoras Kisy (13 pontos), Carol (11) e Carol Gattaz (10).
“Foi a nossa terceira vitória consecutiva. A equipe foi mais agressiva e consistente na partida de hoje, com poucos erros e um show de bloqueio das nossas centrais. É isso o que precisamos, evoluir a cada partida”, disse Gabi, capitã da seleção.
Outros destaques brasileiros contra a Colômbia foram as jogadoras Kisy (13 pontos), Carol (11) e Carol Gattaz (10).
A seleção segue com 100% de aproveitamento no Mundial. Estreou com vitória por 3 sets a 1 contra a República Tcheca, depois bateu a Argentina por 3 a 0. O Mundial reúne 24 equipes divididas em quatro grupos. Avançam à segunda fase as quatro melhores em cada chave.
Gabi, capitã e ponteira, marcou 19 pontos no confronto (15 de ataque, três de saque e um de bloqueio): “Foi a nossa terceira vitória consecutiva. A equipe foi mais agressiva e consistente na partida de hoje, com poucos erros e um show de bloqueio das nossas centrais. É isso o que precisamos, evoluir a cada partida”.
Macris, levantadora, fez dois pontos na partida (um de saque e um de bloqueio): “O mais importante foi ver a equipe concentrada, todo o jogo é importante e hoje garantimos a nossa classificação. Tínhamos perdido para a Colômbia no Sul-Americano e hoje tivemos uma atuação bem melhor. Gostei muito da postura do grupo”.
José Roberto Guimarães, treinador do Brasil: “Tivemos um número menor de erros nessas duas últimas partidas. Hoje gostei da nossa agressividade no saque, criamos uma situação difícil para a Colômbia na recepção e, consequentemente, tivemos uma boa atuação no nosso bloqueio. Fizemos um bom jogo e temos que manter essa pegada contra as próximas equipes”.
O Brasil disputa o Mundial feminino com as levantadoras Macris e Roberta, as opostas Kisy e Lorenne, as ponteiras Gabi, Rosamaria, Pri Daroit e Tainara, as centrais Carol, Carol Gattaz, Julia Kudiess e Lorena, as líberos Nyeme e Natinha.
A seleção feminina está no Grupo D ao lado da República Tcheca, da Argentina, da Colômbia, do Japão e da China. As equipes se enfrentam dentro da chave e as quatro melhores se classificam para a próxima fase.
🏐 CAMPEONATO MUNDIAL DE VÔLEI FEMININO
1ª FASE
Grupo D – Arnhem, na Holanda
24.09 (SÁBADO) — Brasil 🇧🇷 3 x 1 🇨🇿 República Tcheca (25/20, 25/16, 22/25 e 25/18)
26.09 (SEGUNDA-FEIRA) — Brasil 🇧🇷 3 x 0 🇦🇷 Argentina (25/19, 25/13 e 25/21)
28.09 (QUARTA-FEIRA) — Brasil 🇧🇷 3 x 0 🇨🇴 Colômbia (25/14, 25/12 e 25/20)
30.09 (SEXTA-FEIRA) — Brasil 🇧🇷 x 🇯🇵 Japão, às 9h15 (horário de Brasília) — sportv 2
01.10 (SÁBADO) — Brasil 🇧🇷 x 🇨🇳 China, às 9h (horário de Brasília) — sportv 2
Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasil e da Confederação Brasileira de Vôlei/Foto: Divulgação/FIVB