Café e chocolate: a combinação que vem ganhando cada vez mais adeptos
Supermercados apostam em oferecer marcas variadas para os aficionados por esses produtos
Um dos hábitos incorporados durante a pandemia, foi o aumento do consumo de café e chocolate dentro dos lares. Embora com o avanço da vacinação, muitos cafés, bares e restaurantes já estejam se recuperando após a reabertura e um longo período de crises, apreciar essas iguarias passou a fazer parte da rotina em casa. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o chocolate, por exemplo, alcançou em 2021, a venda de mais de 1,1 bilhão de unidades, representando crescimento de 27% comparado com o mesmo período de 2020.
O café, também seguiu com avanço no consumo, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) houve alta de 1,71% em 2021 e o mercado deve seguir em crescimento neste ano. Uma pesquisa feita pelo Instituto Euromonitor apontou que o brasileiro consome atualmente 835 xícaras por ano e até 2025 a expectativa é de chegar a 1.050 xícaras.
Uma das explicações desse aumento, é a manutenção do home office. Com trabalho em casa, muitas pessoas aprenderam sobre o preparo da bebida e isso levou a maior busca nas gôndolas dos supermercados. “Os consumidores passaram a buscar diferentes marcas, cafés especiais e passaram a incorporar novos ingredientes para tornar a bebida ainda mais saborosa”, explica o gerente do Supermercado Comper em Sobradinho, no Distrito Federal, Rossano Noleto Costa.
De olho no mercado, uma das estratégias do Comper, para atrair os consumidores amantes da bebida e do chocolate, foi apostar no mix de marcas. Dentre as opções para o café, além dos tradicionais, o supermercado incrementou a oferta de cápsulas, incluindo a Starbucks, a famosa marca de cafeterias norte-americana. Já entre os chocolates, a marca Milka desponta entre as preferências, além de chocolates com diferentes concentrações de cacau. Nas gôndolas é possível encontrar variações com até 80% de porcentagem.
A harmonização desses dois produtos, aliás, tem muito a ver com a presença do cacau no chocolate. Cafés de torra mais clara são ideais com chocolates que tenham 70% ou mais de cacau. E cafés de torra mais escura combinam melhor com chocolates mais suaves e adocicados. Para degustar, não há regras específicas. Há quem prefira adoçar o cafezinho com um pedaço de chocolate em barra, ou experimentá-los separados, comento o chocolate enquanto bebe uma boa xícara de café.
Onde encontrar – As lojas do Comper no Distrito Federal funcionam de segunda a sábado das 7h às 22h e domingos das 7h às 20h. Em Brasília as unidades do Comper ficam na Asa Sul, Planaltina, Gama, Sobradinho e Águas Claras. O Comper disponibiliza ainda a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site comper.com.br.
Sobre o Comper – A rede de supermercados e hipermercados Comper, que faz parte do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil, existe há 50 anos. A primeira loja foi aberta na cidade de Itajaí, Santa Catarina, em 1972. Hoje são 27 unidades nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal. A rede foi uma das pioneiras no País a abrir unidades com funcionamento 24 horas e tem como diferenciais lojas amplas e bem localizadas, excelência em produtos perecíveis, vasto sortimento – mais de 800 produtos exclusivos –, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do Grupo Pereira.
Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de atacarejo, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em comper.com.br e grpereira.com.br.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Assessoria de Imprensa / Fotos: Divulgação