CAIC e Escola Municipal de Línguas promovem inclusão com oficina de Libras para pais e professores em Valparaíso de Goiás
Projeto visa fortalecer a comunicação e o aprendizado da comunidade surda
Na última terça-feira (12), a Escola Municipal CAIC, em parceria com a Escola Municipal de Línguas, deu início à 1ª oficina de Libras para pais e professores. A iniciativa, que visa fortalecer a Língua Brasileira de Sinais e promover a inclusão da comunidade surda, é especialmente relevante por se tratar de uma escola polo de atendimento para alunos surdos do 1º ao 9º ano.
A oficina é conduzida pela professora Dolores Marcela Lima, da Escola Municipal de Línguas, formada em pedagogia e pós-graduada na área. Por meio de atividades dinâmicas e interativas, a profissional busca proporcionar aos participantes o contato e o aprendizado da Libras, além de promover a compreensão da importância da comunicação bilíngue para o desenvolvimento dos alunos surdos.
“Diante do desafio da inclusão e por sermos uma escola com essa missão, a coordenadora Roberta Teles e sua equipe de AEE, junto com a Escola Municipal de Línguas, que também é referência no município, se uniram para levar a Língua Brasileira de Sinais para os professores e pais da escola”, destaca Isabel Barbosa, diretora da Escola Municipal de Línguas.
Pioneirismo e referência em inclusão
O CAIC foi a primeira escola de Valparaíso de Goiás a receber alunos com deficiência desde os anos 2000, tornando-se referência no atendimento educacional especializado. Atualmente, a escola acolhe diversos alunos surdos da Rede Municipal de Ensino, proporcionando-lhes um ambiente inclusivo e propício ao aprendizado.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom PMVG/Foto: Secom PMVG