Campanha de vacinação antirrábica é sucesso em Valparaíso de Goiás
“Dia D” aconteceu em várias unidades de saúde do município
Valparaíso de Goiás realizou no último sábado, dia 24 de setembro, em vários pontos de vacinação distribuídos pelo município, de 8h às 17h, o “Dia D” de vacinação antirrábica, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A meta de imunizar centenas de cães e gatos alcançou resultados positivos.
Segundo a SMS, 9.821 cães e 1.546 gatos foram imunizados. No total, 11.367 animais receberam a vacina na cidade goiana localizada, no Entorno do Distrito Federal. Quem não consegui vacinar seu animal de estimação, poderá levá-lo no Centro de Zoonoses Municipal, situado na Rua Alagoas, Quadra 23, Lote 03, Anhanguera C, durante a semana para se vacinarem enquanto durar o estoque.
Imunizante
A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.
Por ser uma doença de extrema importância para a saúde pública, devido à letalidade de aproximadamente 100% dos casos, a raiva pode ser prevenida e até mesmo eliminada do ciclo urbano por meio da vacinação.
Ciclo da Infecção
A transmissão da raiva acontece quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.
A raiva apresenta os seguintes ciclos de transmissão:
Urbano: representado principalmente por cães e gatos;
Rural: representado por animais de produção, como bovinos, equinos, suínos e caprinos, além de animais silvestres, como raposas, primatas e principalmente morcegos.
Em caso de agressão por animais, lave a ferida com água e sabão e procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação da necessidade da profilaxia da raiva humana.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valparaíso de Goiás/ Foto: Divulgação