Carga horária das escolas municipais de Valparaíso de Goiás é reduzida devido à baixa umidade do ar
A recomendação é consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos
Valparaíso de Goiás entrou em estado de alerta pela baixa umidade relativa do ar (URA). Às 14h desta quarta-feira (14), o índice atingiu 12%, conforme dados do Climatempo. O estado de alerta é decretado quando a umidade relativa do ar registra índice entre 12% e 20%.
Com a ausência de chuvas e baixa umidade relativa do ar, a Defesa Civil está emitindo o Alerta Vermelho por causa dos baixos índices de umidade e risco à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça, sangramento pelo nariz, etc). Em decorrência desse fato, a Secretaria Municipal de Educação junto ao Conselho Municipal de Educação – CME, autorizou a redução da carga horária das aulas nas escolas municipais dos turnos matutinos e vespertinos para garantir a proteção à saúde dos servidores e estudantes.
Durante a manhã, as aulas ocorrem entre as 7h30 e 10h, enquanto no período da tarde, as atividades terão início às 13h e serão finalizadas às 15h30. Além disso, as unidades de ensino devem providenciar atividades extraclasse para garantir as horas-aula suprimidas em decorrência da redução do horário.
A resolução aprovada pelo pleno do CME está publicada no Diário Oficial do município e por enquanto não há previsão para o retorno do período integral.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os índices de umidade têm se apresentado bem abaixo do recomendado, que é acima de 60%.
Veja instruções do Inmet para evitar problemas com a secura:
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas não são recomendadas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Umidade Relativa do Ar – URA
Classificação dos estados críticos
30% ou mais de URA: Estado de Observação
De 30% até 21% de URA: Estado de Atenção
De 12% até 20% de URA: Estado de Alerta
Abaixo de 12% de URA: Estado de Emergência
Acesse a previsão do tempo em Valparaíso de Goiás, fornecida pelo CPTEC/INPE (CLIQUE AQUI)
Alô Valparaíso/* Com as informações da Prefeitura de Valparaíso de Goiás/ Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil