Carro mais querido do Brasil: Dia Nacional do Fusca é comemorado neste sábado (20)
Internacionalmente, o dia Mundial do Fusca, é celebrado em 22 de junho
O fusca, o simpático carrinho com design inconfundível, em formato de besouro, foi o modelo mais vendido do país por 23 anos seguidos — de 1959 a 1982. Ele começou a ser fabricado na Alemanha, com o nome de Volkswagen Sedan, logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. No Brasil, a Volkswagen oficializou a data de 20 de janeiro de 1959 como o início da produção na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. E é por isso que o 20 de janeiro passou a ser o Dia Nacional do Fusca. O Dia Mundial do Fusca, celebrado em 22 de junho, amplifica a reverência global por esse clássico.
O Fusca um dos carros de maior sucesso no mundo, com mais de 21 milhões de exemplares produzidos. No Brasil, o Fusca começou a chegar em 1950, importado, mas caiu no gosto dos brasileiros depois que passou a ser fabricado no país em 1959.
O carro se tornou popular pela praticidade e fácil manutenção, o que resultou em preço baixo. Só no Brasil, o Fusquinha foi líder de mercado por 24 anos e vendeu mais de 3 milhões de unidades. Foi fabricado até 1986, depois ainda voltou por mais 3 anos, de 1993 a 1996; a pedido do então presidente Itamar Franco.
O clássico passou por atualizações e ganhou novas versões, como o New Beetle. A Volkswagen encerrou a produção da última geração do Fusca em 2019.
Fusca foi o apelido do modelo até 1984, quando o nome foi adotado pela montadora no país. Até então, o nome oficial era simplesmente Sedan.
O Fusca também virou estrela de cinema e da música. Quem não se lembra do Herbie, o simpático fusquinha branco com vida própria, do filme Se Meu Fusca Falasse, ou do Fuscão Preto, de Milionário e José Rico?
Alô Valparaíso/* Com as informações da TV Brasil/Foto: Canva