
Com fila de 2,6 milhões, INSS registrou em agosto menor número de servidores do ano
Quantitativo se refere aos servidores que atuam diretamente nas Centrais de Análise de Benefícios
Com uma fila de 2,6 milhões de pessoas aguardando a análise do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para concessão da aposentadoria ou outros benefícios assistenciais, o órgão registrou em agosto deste ano o menor número de servidores de 2025.
Foram 7.360, contra 7.424 do mês anterior e 7.576 de janeiro, quando a autarquia teve o maior quantitativo de servidores atuantes no ano.
Os números se referem aos servidores ativos lotados especificamente na Central de Análise de Benefícios, seja para reconhecimento de direitos, manutenção ou atendimento de demandas judiciais.
Os dados foram obtidos pela reportagem via Lei de Acesso à Informação e confirmados pela assessoria do Ministério da Previdência Social.
Em nota, a pasta disse que o número se manteve estável, e que as oscilações “decorrem de aposentadorias, vacâncias, movimentações internas, licenças temporárias e rotatividade natural, sem impacto estrutural na capacidade de análise”.
Em relação à fila de 2,6 milhões de requerimentos previdenciários e assistenciais, o INSS alegou que apenas 25% estão sob governabilidade direta da autarquia. “O restante depende de etapas externas, tais como Perícia Médica Federal e cumprimento de exigências pelos cidadãos.”
Segundo o Ministério da Previdência Social, houve um aumento recente do pedido de benefícios em virtude de “alterações normativas que demandaram ajustes sistêmicos”.
“Ainda assim, a produtividade segue em trajetória positiva: em agosto de 2025 foram concluídos 1,226 milhão de processos e o Tempo Médio de Concessão (TMC) caiu para 42 dias, abaixo do prazo legal de 45 dias e a menor média do ano”, afirmou a pasta.
O ministério garantiu que vem aprimorando a gestão da fila e da força de trabalho. Hoje, 40% dos processos e reconhecimentos são automatizados.
Outras medidas envolvem “mutirões regionais, inclusive em fins de semana e feriados, e atendimentos extraordinários, para assegurar atendimento digno e célere à população”.
Alô Valparaíso/* Com as informações