Concurso do Melhor Tomate de 2023 premia produtores locais em parceria entre a Emater e Secretaria Municipal de Agricultura de Goianápolis
Processo de avaliação teve início antes do concurso, já que a lavoura de cada produtor precisa ser analisada durante o processo de inscrição, no qual foi averiguada a qualidade do cultivo do tomate
Para premiar o melhor tomate de Goianápolis e fomentar a cultura do fruto no município, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, realizou o Concurso do Melhor Tomate de 2023.
O evento aconteceu no dia 22 de julho, durante a 37° edição da Festa do Tomate e premiou três produtores. O primeiro colocado foi o produtor Maxsuel Macedo da Fonseca, que levou o prêmio de R$10.560 para casa.
O segundo lugar ficou com Amilton Ribeiro de França, premiado com o total de R$5.280 e o terceiro colocado foi Anderson Ramos de Lima, premiado com a quantia equivalente a um salário mínimo.
Tomate
O processo de avaliação teve início antes do concurso, já que a lavoura de cada produtor precisa ser analisada durante o processo de inscrição, no qual foi averiguada a qualidade do cultivo do tomate.
Nessa etapa, são verificados critérios como a preservação do meio ambiente, uso correto de defensivos agrícolas e o descarte apropriado das embalagens.
Durante a visita, os produtores respondem um questionário que colhe informações referentes à propriedade e a produção.
Os dados do documento fazem parte do processo de avaliação da banca julgadora do concurso.
“O concurso é uma forma valorizar a agricultura familiar do município além de reconhecer e valorizar os produtores que trabalham para que possamos ter alimento na nossa mesa todos os dias”, destaca Daniele Lima, extensionista da unidade local da Emater em Goianápolis.
Na fase final da competição, cada produtor apresenta cinco tomates, onde são avaliados o peso dos frutos, os aspectos internos e externos de cada um e o grau brix, uma escala numérica que leva em consideração o grau de doçura da fruta, de cada tomate.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Emater-GO/Foto: Divulgação/Emater