Conheça os monumento e esculturas doados a Brasília por outros países
Grande parte das doações está no Plano Piloto, mas a obra rejeitada por Lucio Costa, “Solarius” foi posta às margens da BR-040, em Santa Maria na divisa com Valparaíso de Goiás
Um dos berços da arquitetura moderna, Brasília guarda seus encantos, segredos e magia. Ao olhar para o lado, o morador ou turista pode se deparar com marcos de outras culturas espalhados pelos locais mais diversos da capital. Todos concedidos por governos de outras nações e cada um com especificações, peculiaridades e significados históricos. São gentilezas diplomáticas dadas ao GDF que estão incorporadas à paisagem local, mas pouco conhecidas pela população e visitantes.
Monumentos presenteados ao Brasil por ocasião da construção de Brasília:
🇮🇹 Itália: Uma loba romana, que representa a mãe de leite dos irmãos gêmeos Rômulo e Remo, símbolos da fundação de Roma, capital da Itália. Uma réplica da escultura em tamanho natural que se encontra no Museu Capitolino, em Roma. Em cima de uma coluna de granito, ela adorna os jardins do Palácio do Buriti, em frente ao Eixo Monumental.
🇦🇷 Argentina: uma escultura vazada em forma de obelisco do artista plástico Enio Iommi está localizada na lateral do gramado dos jardins do Palácio do Buriti.
🇳🇮 Nicarágua e 🇨🇺 Cuba: estão presentes obras em homenagens, respectivamente, aos líderes José Martí e Augusto César Sandino na Praça do Buriti.
🇩🇰 Dinamarca: uma sereia perdida nas águas de Brasília, e não exatamente no Lago Paranoá. O ser mitológico dos mares do Báltico baseado num conto de amor do escritor Hans Christian Andersen (1805-1875) reluz, desde 1965, em sua forma fundida em bronze espelhado em frente ao prédio do Comando da Marinha, localizado na Esplanada.
🇪🇸 Espanha: Em 1962 o governo espanhol presenteou a capital federal com quatro sinos em bronze, suspensos num campanário de 20 metros de altura em frente à Catedral.
🇻🇦 Vaticano: uma réplica perfeita da Pietà, famosa escultura do artista italiano Michelangelo (1475-1565) está localizada dentro do templo religioso, feita com mármore em pó e resina, data de 1499 e mede 1,74 m.
🇮🇳 Índia: a embaixada da Índia presenteou o DF com o busto do líder religioso espiritual e ativista político, Mahatma Gandhi (1869-1948), que pode ser apreciado pelos usuários do Parque da Cidade
🇯🇵 Japão: o obelisco e o relógio fincados na Praça Central de Taguatinga são presentes doados à cidade pela Citizen Watch Co., em dezembro de 1970, após visita do presidente internacional da empresa, Eiichi Yamada, à capital federal.
🇩🇴 República Dominicana: inaugurou o monumento Busto das Irmãs Mirabal como símbolo da luta contra o feminicídio e a violência contra a mulher na área externa de sua Embaixada.
🇫🇷 França: o mais polêmico de todas os presentes, Solarius — Um monumento abstrato Solarius, obra do artista plástico francês Ange Falchi, é uma homenagem do “governo e do povo da França à jovem capital brasileira”, pela coragem e espírito de aventura na construção da nova capital do país. A estátua de 16 metros de altura, feita de aço, ferro galvanizado com enchimento de lã de vidro e concreto, foi inaugurada em novembro de 1967 e fica às margens da BR-040, próximo a Santa Maria, na divisa com Valparaíso de Goiás.
O desejo de seu autor de que a obra fosse colocada no Plano Piloto, próxima à Torre de TV e isso não ocorreu. O motivo deste monumento estar tão longe, foi a recusa por parte de Lucio Costa, arquiteto que projetou a Torre ter achado o monumento muito estranho e determinou que fosse colocado em algum ponto bem distante de Brasília. Mas, de forma inteligente e política, disse aos franceses que a estátua ficaria melhor na entrada da cidade, para que pudesse ser admirada pelos que chegassem à capital de carro.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasília/Foto: Divulgação