Consumidores de energia elétrica terão bandeira verde na tarifa do mês de fevereiro
Consumidores terão contas similares ao ano passado, graças às condições favoráveis de geração
Os consumidores de energia elétrica terão bandeira verde na tarifa do mês de fevereiro. A Agência Nacional de Energia (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (26/1) que a eletricidade não terá custo adicional. O sinal segue o mesmo há 22 meses.
A sinalização ocorre porque as condições de geração de energia hidrelétrica estão favoráveis neste início de ano. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o Brasil seguirá como referência em fontes renováveis.
“Somente em 2023, tivemos 10,3 gigawatts de expansão da potência instalada. Temos um potencial hidráulico que é referência o resto do mundo e estamos agregando, a cada ano, mais capacidade eólica e fotovoltaica. Todo esse esforço é para que o consumidor tenha modicidade tarifária e possamos buscar segurança energética”, afirma.
A ANEEL faz o monitoramento mensal e projeções de acionamento das bandeiras, válidas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores. O mecanismo das bandeiras tarifárias, que existe desde 2015, serve para demonstrar o custo real da geração de energia.
Alô Valparaíso/* Com as informações do Ministério de Minas e Energia/Foto: Ricardo Botelho/MME