Corrida de Reis 2026 terá percursos de 6 e 10km; inscrições começam na segunda-feira (12)
Detalhes da 53ª edição da tradicional prova foram anunciados nesta sexta-feira (9) no Palácio do Buriti; corrida adulta está marcada para o dia 31 de janeiro, e a mirim será dia 24
O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, nesta sexta-feira (9), os detalhes da 53ª edição da Corrida de Reis, uma das provas de rua mais tradicionais do país. Em 2026, o evento gratuito alcança um marco histórico e se torna a maior edição de todos os tempos, com 20 mil vagas para atletas amadores e profissionais. As inscrições serão pela plataforma digital Brasil Corrida e serão abertas na próxima segunda-feira (12) para crianças, dia 14 de janeiro para PcD e em 16 de janeiro para adultos.
As informações foram divulgadas durante evento no Salão Nobre do Palácio do Buriti. Na ocasião, foi detalhado o percurso, o esquema de segurança, a estrutura e a logística para atletas e público, o impacto no trânsito e o calendário de abertura das inscrições.
A governadora em exercício do DF, Celina Leão, destacou a importância da Corrida de Reis como incentivo à prática esportiva, à saúde e à inclusão. “Essa corrida será a maior da história, na parte da inclusão também, porque vamos garantir vaga para todos os nossos PcD que quiserem ir conosco. É uma corrida tradicional no Distrito Federal e representa muito do que é a democracia e o esporte, nivelando todo mundo e fazendo uma unidade”, declarou.
Cronograma e vagas
A edição de 2026 terá 17 mil vagas para adultos e 3 mil para crianças. A prova principal será no dia 31 de janeiro, com largada no Palácio do Buriti e chegada no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, nas distâncias de 6 km e 10 km. Ao final do evento, um show está programado para quem quiser comemorar. Já a Corrida Mirim será realizada no dia 24 de janeiro, no Parque da Cidade.
“A cada ano a corrida fica maior. A prática transforma a saúde e a vida das pessoas, nos dá uma condição melhor também de saúde mental, que é um dos grandes temas deste século”, acrescentou Celina Leão.
Inscrições e entrega dos kits
As inscrições serão abertas por lotes, pela plataforma Brasil Corrida. A separação por etapas evita a sobrecarga do sistema. Confira, a seguir a data de abertura de cada lote:
- Mirim: 12/1, às 19h – 3 mil vagas;
- PcD: 14/1, às 19h – 300 vagas;
- Adulto (1º lote): 16/1, às 19h – 8.500 vagas;
- Adulto (2º lote): 19/1, às 19h – 8.200 vagas.
A entrega dos kits adulto será realizada de 27 a 30 de janeiro, das 9h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Já os kits da Corrida Mirim serão entregues nos dias 20 e 21 de janeiro, no mesmo local e horário. Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria de Esporte e Lazer.
Percurso e segurança
O percurso será nas vias N1 e S1, abrangendo o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios, com interdições a partir das 14h, com planejamento para minimizar impactos no trânsito. O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, ressaltou que a Corrida de Reis abre o calendário esportivo da capital e que a organização do evento começou há cerca de sete meses.
“O investimento vem aumentando e, consequentemente, o número de inscritos também. É uma corrida com todos esses pontos turísticos e ingredientes que Brasília fornece. Não temos dúvida de que, mais uma vez, será um grande show desde a concentração até a chegada. É um evento que promove qualidade de vida, com histórias bonitas que a gente ouve de pessoas que se conheceram lá e hoje são casadas; ou pessoas que foram curadas fisicamente ou emocionalmente através da modalidade. Então, é mais do que esporte”, observou.
Em relação à segurança, o subsecretário de operações integradas, coronel Carlos Melo, relatou que haverá reforço do policiamento nas áreas estratégicas, além da integração de órgãos para a organização do evento. “Vamos contar com um bloqueio parcial das vias. Às 16h, toda a região central e do Eixo Monumental estarão interditadas para que a corrida possa ser iniciada dentro do horário previsto. E, à medida que os atletas forem passando por esses percursos, a estrutura de trânsito coordenada pela Polícia Militar, pelo Departamento de Trânsito e também pelo Departamento de Estradas de Rodagem vai ser liberada para que isso amenize o impacto que a gente vai ter na circulação da cidade”, afirmou.
Tradição
Criado em corridas de rua e com um amor pelo esporte desde cedo, o medalhista olímpico Caio Bonfim falou sobre o impacto da Corrida de Reis na cultura esportiva da capital. “Minha mãe foi corredora antes de ser marchadora. Meu pai é treinador. Fui na Corrida de Reis à noite, já fiz ela marchando. Trazer os filhos agora é muito legal. Então, acho que isso faz parte da cultura do brasiliense que gosta de correr. Brasília todo final de semana tem uma corrida e a principal é a de Reis, então vai ser uma grande festa.”
O presidente da Federação de Atletismo do DF, Marcelo Pereira, destacou a tradição da prova e a importância para atletas de diferentes níveis: “Reúne atletas do Brasil todo e até internacionais, uma corrida simbólica que agrega todos os talentos e traz a possibilidade de os atletas participarem a nível nacional e internacional. É um evento que sempre traz benefícios ao atletismo, ao esporte e a comunidade de Brasília.”
Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasília | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília


