CRAS de Valparaíso: porta de entrada para o acesso a direitos sociais
Município conta com o CRAS Ipanema, CRAS Pracinha da Cultura, CRAS Céu Azul e CRAS Santa Rita
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma importante ferramenta para a população acessar seus direitos sociais. Em Valparaíso, existem quatro unidades do serviço: CRAS Ipanema, CRAS Pracinha da Cultura, CRAS Céu Azul e CRAS Santa Rita.
Nessas unidades, é possível obter informações e orientações sobre programas sociais, como Bolsa Família, Cadastro Único e Programa Criança Feliz. Mas o trabalho do CRAS vai além disso, visando prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais das famílias, por meio de projetos e programas de apoio.
“Nós realizamos a escuta qualificada individualizada, onde o usuário chega até a unidade, recebe o atendimento necessário e dependendo da demanda, nós encaminhamos para o setor específico”, afirma a psicóloga Ana Paula Lustosa.
As unidades do CRAS funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h. Para conhecer os serviços oferecidos pelas unidades, basta fazer uma visita. É importante destacar a importância dessas ferramentas para a garantia de direitos sociais e para a construção de uma cidade mais justa e igualitária.
Alô Valparaíso